Brechando/Cidades / Faz 20 anos que o Salgueiro fez um samba-enredo para os 400 anos de Natal

Faz 20 anos que o Salgueiro fez um samba-enredo para os 400 anos de Natal

No dia 25 de dezembro de 2019, Natal completará 420 anos. Mas em 1999, há duas décadas, o quarto centenário da cidade virou  samba-enredo do Salgueiro (“Salgueiro é sol, é sal, nos 400 de Natal”), escute a seguir: Quem passava o carnaval nas casas de praia no litoral do estado escutava sem parar a música,…

Compartilhe:

No dia 25 de dezembro de 2019, Natal completará 420 anos. Mas em 1999, há duas décadas, o quarto centenário da cidade virou  samba-enredo do Salgueiro (“Salgueiro é sol, é sal, nos 400 de Natal”), escute a seguir:

Quem passava o carnaval nas casas de praia no litoral do estado escutava sem parar a música, seja no CD do Samba-enredo 1999 ou nas rádios potiguares. Até as crianças decoravam a música, por conta do refrão:

É sol, é sal, é paixão, amor…
Natal é pura emoção, vem brindar ô
Bate na palma da mão
A festa vai começar
São quatro séculos de história pra contar

O carnavalesco Mauro Quintaes fez sua estreia na Acadêmicos do Salgueiro, o mesmo teve que viajar quatro vezes na cidade..

No meio do desfile houve uma polêmica relacionada ao padre Marcelo Rossi, pois na época estava fazendo sucesso com a música “Erguei as mãos”. O intérprete Quinho, cantou a música antes de entrar no desfile, a pedido dos filhos, embora a Arquidiocese do Rio tenha proibido. O Governo do Estado, na época gerido por Garibaldi Alves Filho, e a Prefeitura do Natal, por Wilma de Faria, doou 300 mil reais para ajudar na apresentação.  Ao todo, o custo foi de 1 milhão de reais, sendo um mais caros daquele ano.

A comissão de frente, coreografada por Beth Oliose e Regina Sauer, representou os colonizadores holandeses invadindo Natal. O carro abre-alas, em tom dourado, trazia o brasão da escola. Logo após o abre-alas, a ala das baianas desfilou com roupas brancas, representando a espuma do mar de Natal. De roupa dourada com plumas brancas, o primeiro casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, Sidcley e Ana Paula, desfilou fantasiado de “Sol de Natal”. A bateria, comandada por Mestre Louro, desfilou fantasiada de Lampião, e recebeu nota máxima dos jurados.

O samba-enredo composto por Celso Trindade, Demá Chagas, Eduardo Dias, Líbero e Quinho, também recebeu nota máxima do júri oficial.  O terceiro carro alegórico homenageava o historiador natalense Câmara Cascudo. Com muitos integrantes, a escola precisou correr no final do desfile para não ultrapassar o tempo limite., mas conquistou a 5.ª colocação, chegando a desfilar no tradicional Desfile das Campeãs no primeiro sábado após a folia do momo, atingindo o objetivo da escola até então.

Foi o último ano de Quinho como puxador da Escola de Samba, só retornando em 2003.

No You Tube tem o desfile completo e mostra a participação do ex-jogador de futebol Edmundo, a atriz Paula Bulamarqui e o ator Eri Johnson. Quer ver? Veja a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus