Brechando/Curiosidades / Achamos uma convocação de matrícula do IFRN em um jornal de 1921

Achamos uma convocação de matrícula do IFRN em um jornal de 1921

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) surgiu em 1909 sob o nome de Escola de Aprendizes de Artífices do Rio Grande do Norte, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, que objetivou conceder a instrução primária e profissional a filhos de trabalhadores; criando, através do Decreto…

Compartilhe:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) surgiu em 1909 sob o nome de Escola de Aprendizes de Artífices do Rio Grande do Norte, quando o então presidente da República, Nilo Peçanha, que objetivou conceder a instrução primária e profissional a filhos de trabalhadores; criando, através do Decreto n.º 7.566, dezenove escolas de aprendizes artífices e implantando o ensino técnico industrial, em todo o território nacional. No ano seguinte (1910), num prédio situado no bairro da Cidade Alta, onde funcionara o antigo Hospital da Caridade de Natal (hoje a Casa do Estudante), foi instalada a Escola de Aprendizes Artífices do Rio Grande do Norte, formando aprendizes em suas oficinas de alfaiataria, funilaria, marcenaria, sapataria e serralharia. Depois, a escola se mudou para Av. Rio Branco, onde hoje funciona o campus de Cidade Alta. O Brechando achou um trecho do jornal A República, publicado no dia 17 de janeiro de 1921, no qual convocava a matrícula de novos alunos. O jornal pode ser visto a seguir:

Traduzindo (com o português escrito na época): De ordem do sr. Director desta Escola, scientífico aos interessados que acham-se abertas nesta Secretaria, a começar de hoje até o dia 31, das 10 ás 16 horas, a matrícula para os diversos cursos e officinas. A’matrícula serão admittido os menores cujos paes, tutores ou responsáveis a requererem dentro od praso marcado e que possuirem os seguintes requisitos, preferidos os desfavorecidos da fortuna: (a) idade de 10 annos no mínimo e 16 no máximo; (b) não soffrerem de molestia infecto-contagiosa; (c) não terem defeitos physicos que o inhabilitem para o aprendizado do officio. A matrícula poderá ser feita mediante requerimento verbal. Está igualmente aberta durante o mesmo praso a matricula para os cursos nocturnos de aperfeiçoamento sendo admittidos, mediante matricula verbal, quaesquer individuos que já tenham attingido a idade de 16 annos. Secretaria de Escola de Aprendizes Artífices em Natal, 15 de janeiro de 1921. O escripturario, Luiz Gonzaga de Carvalho. E

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon