Brechando/Cidades / Fotógrafa potiguar registra cidade de origem de família e faz exposição

Fotógrafa potiguar registra cidade de origem de família e faz exposição

Entre o Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho, que ficavam próximas do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início…

Compartilhe:

Entre o Rio Jacu e pelo Riacho Várzea, começaram a surgir, no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motivados pelo crescimentos das atividades agrícolas e pecuárias no município-sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho, que ficavam próximas do Riacho Várzea, no início do século XX, dando início à exploração da área com a instalação de sítios, fazendas e moradias.  Em 20 de dezembro de 1959, pela Lei número 2.586, Várzea desmembrou-se de Goianinha, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Foi nesta região do Agreste potiguar que a fotógrafa Luana Tayze fez uma expedição para mostrar as origens de sua família, mais precisamente a sua avó.

A vernissage será na próxima quinta-feira (29), às 19h, no Espaço Duas, que na ocasião também estará comemorando 6 anos de galeria. A noite conta com o show de Ciro e a Cidade e a entrada é gratuita.

A exposição “Caminhos de Várzea: [re]significar memórias” contará com 11 fotografias inéditas que resgatam as memórias de infância de sua avó na cidade de Várzea/RN. Foram quatro meses de pesquisa e de trabalho para construir uma nova forma de visão sobre as recordações de uma antiga moradora do município, buscando a documentação e memória da localidade através da afeição, trazendo consigo a importância de auxiliar na memória individual e coletiva.

Nas fotos mostra ainda a predominância do sertanejo, visto que a cidade está numa região predominantemente agrícola.  Além da agricultura, a pecuária é outra fonte de renda importante da economia municipal.  O comércio do município ainda é pequeno, porém demonstra sinais de crescimento bastante significativos.

O projeto foi aprovado no edital de Economia Criativa do Sebrae.

Serviço

“Caminhos de Várzea: [re]significar memórias”,

Espaço Duas (R. Praia Diogo Lopes, 2197 – Ponta Negra).

Abertura dia 29 de novembro, às 19h.

Visitação do dia 29 de novembro a 08 de dezembro.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus