Brechando/Matérias Especiais / Campus Party Natal / Campus Party: começa hoje o Hackathon!

Campus Party: começa hoje o Hackathon!

Quando pensamos na palavra ‘hacker‘, a gente pensa em: a) Nerds do mal que invadem o nosso computador b) Gente do mal que destrói sites e roubam dinheiro Não, hacker não significa isso. Você está confundindo com o cracker. Em informática, hacker: é aquele que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos…

Compartilhe:

Quando pensamos na palavra ‘hacker‘, a gente pensa em:

a) Nerds do mal que invadem o nosso computador

b) Gente do mal que destrói sites e roubam dinheiro

Não, hacker não significa isso. Você está confundindo com o cracker. Em informática, hacker: é aquele que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.

Por causa disso, a Campus Party promove, em suas edições, o Hackathon, que é uma maratona hacker para criar soluções para empresas públicas e privadas.

O termo significa maratona hacker e reúne programadores, designers, profissionais da comunicação, de desenvolvimento de software, entre outros interessados em passar o tempo colocando a mão na massa na resolução de desafios.

A maratona pode durar entre um dia ou uma semana, dependendo do grau de dificuldade, com a possibilidade de concorrer a prêmios pela melhor solução criada. No caso da Campus Party, ocorre apenas nos dias do evento.

O primeiro dia do desafio começa nesta quinta-feira (12). Confira os desafios que serão desenvolvidos durante o evento:

Tema: 
Uso de mineração e análise de dados com inteligência artificial para promover celeridade na tomada de decisão pela Justiça.

Público-alvo:
Estudantes e profissionais nas áreas de:

A) Programação e desenvolvimento de software; ou

B) Ciências Exatas (matemática, estatística e afins)
C) Análise e Ciência de dados; ou
D) Direito; ou
E) Engenharias
F) Design Gráfico / Digital; ou
G) Comunicação; ou
H) Administração ou Gestão de Projetos.

Descrição:
A Justiça Federal do RN convida estudantes e profissionais de TI, Ciências Exatas, Direito, Design, Comunicação e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que usem dados para apoiar a análise de processos e acelerar a tomada de decisões na Justiça Federal. Durante o hackathon teremos mentorias técnicas para orientação dos projetos, os melhores serão premiados.

Dinâmica:
Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora. Início: Dia 12/04, Quinta-feira às 14:45.


 Tema:
“Construir ferramentas, análises e modelagens, baseadas em dados públicos, que ajudem a sociedade na visualização de oportunidades e ameaças na saúde Brasileira.”

Público-alvo:
Estudantes e profissionais nas áreas de:

 

A) Programação e desenvolvimento de software; ou
B) Ciências Exatas (matemática, estatística e afins)
C) Análise e Ciência de dados; ou
D) Engenharias
E) Design Gráfico / Digital; ou
F) Comunicação; ou
G) Administração ou Gestão de Projetos.

Descrição:
A Campus Party e o Cappra Lab convidam estudantes e profissionais de TI, Ciências Exatas, Engenharias, Design, Comunicação e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que usem dados públicos para gerar e promover o acesso à informação de qualidade e apoiar a tomada de decisões. Durante o hackathon teremos workshops e mentorias técnicas para orientação dos projetos, os melhores serão premiados.

Dinâmica:
Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora


 

Tema:

Soluções tecnológicas para Educação, Segurança Pública e Recursos Hídricos.

Público-alvo:
Estudantes e profissionais nas áreas de:

A) Programação e desenvolvimento de software; ou
B) Engenharias
C) Educação
D) Segurança Pública
E) Meio Ambiente
F) Políticas Públicas
G) Design Gráfico / Digital; ou
H) Comunicação; ou
I) Administração ou Gestão de Projetos.

Descrição:
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte convida estudantes e profissionais de TI, Design, Educação, Meio Ambiente, Segurança Pública e Gestão para formar equipes multidisciplinares e desenvolver projetos que otimizem a qualidade do serviço público em áreas chave para o nosso estado: Educação, Recursos Hídricos e Segurança Pública. Durante o hackathon servidores públicos das respectivas áreas farão mentoria para orientação dos projetos, os melhores serão premiados e poderão ser utilizados em benefício da comunidade.

Dinâmica:
Inscrição individual; equipes prontas ou que se formarem no início da atividade: de 3 a 5 pessoas; apresentação do tema, mentorias; definição do escopo; desenvolvimento e apresentação dos projetos para banca avaliadora. Início: Dia 12/04, Quinta-feira às 16:30.

E aí, vamos brechar a Campus Party hoje?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon