Brechando/Utilidade Pública / Animais podem entrar em ônibus em Natal

Animais podem entrar em ônibus em Natal

Se você quisesse sair de casa e levar seu animal de estimação dentro do ônibus não podia, o natalense tinha duas opções: táxi, carona ou ter um carro próprio. Mas agora os problemas acabaram, pois foi aprovada a lei complementar municipal 149/2015, aprovada pela Câmara Municipal de Natal (CMN) e de autoria do vereador Sandro Pimentel…

Compartilhe:

Se você quisesse sair de casa e levar seu animal de estimação dentro do ônibus não podia, o natalense tinha duas opções: táxi, carona ou ter um carro próprio. Mas agora os problemas acabaram, pois foi aprovada a lei complementar municipal 149/2015, aprovada pela Câmara Municipal de Natal (CMN) e de autoria do vereador Sandro Pimentel (PSOL), conhecido por ser um defensor dos animais na capital potiguar e criador da lei do Castramóveis.

Cães e gatos, pesando até 10 quilos, acondicionados em caixas transportadoras, poderão utilizar qualquer ônibus de Natal, desde que apresente o cartão de vacina antirrábica atualizado, com o pagamento de valor integral da passagem referente ao animal.

A partir desta semana vários cartazes, como esses a seguir, serão espalhados pela capital potiguar:

Esta não é a primeira cidade a realizar algo. A lei é similar ao de SP. No ano de 2013, o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, uma lei que permite o transporte de animais pequenos dentro dos ônibus da capital paulista, fora dos horários de pico.

Para a entrada dos bichos no ônibus, eles poderão ter, no máximo, dez quilos. Além disso, o animal de estimação deverá estar “acondicionado em recipiente apropriado para transporte, isento de dejetos, água e alimentos e que garanta a segurança, a higiene e o conforto deste e dos passageiros”.

A caixinha de viagem do bicho deverá ser de fibra de vidro “ou material similar resistente, sem saliências ou protuberâncias, à prova de vazamentos”. De acordo com a lei, será “cobrada a tarifa regular da linha pelo assento utilizado para o transporte do animal, se for o caso”.

O texto também prevê que, no máximo, dois bichos poderão ser transportados por viagem e ônibus. Em caso de descumprimento das regras pelas viações operadoras acarretará para elas multa de R$ 1 mil, que dobra em caso de reincidência.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus