Brechando/Curiosidades / Sobre a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

Sobre a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação

A Praça André de Albuquerque fica o marco zero de Natal. Ao seu redor, existe alguns prédios que marcaram as primeiras construções da capital potiguar, no qual está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, santa padroeira da cidade, no qual contamos a história dela no texto sobre a Pedra do Rosário. Ao longo dos…

Compartilhe:

A Praça André de Albuquerque fica o marco zero de Natal. Ao seu redor, existe alguns prédios que marcaram as primeiras construções da capital potiguar, no qual está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, santa padroeira da cidade, no qual contamos a história dela no texto sobre a Pedra do Rosário. Ao longo dos séculos, a igreja teve inúmeras modificações.

O prédio começou a ser construído em 1599. Seu modelo arquitetônico é barroco, que é comum nas igrejas instaladas pelo país. Inicialmente era uma capela, onde foi celebrada a missa de fundação da cidade.  Foi projetado por Gaspar de Samperes, o mesmo da Fortaleza dos Reis Magos.

O primeiro vigário provido na freguesia de Nossa Senhora da Apresentação foi o padre Gaspar Gonçalves da Rocha.

Algum tempo após a construção da primitiva capela projeta-se uma nova igreja, com dimensões superiores. Em 1619 o templo ampliado foi inaugurado. No ano de 1633, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação transformou-se em um templo calvinista, graças à invasão holandesa.

Após a expulsão dos holandeses, em 1654, o Padre Leonardo Tavares de Melo ficou responsável pela recuperação do prédio, que foi concluído em 1694.  A construção da torre, em 1862, concluía definitivamente, o projeto original da igreja.
Por muito tempo, o local já foi a Catedral Metropolitana, que mudou de local com a construção do atual prédio na Avenida Deodoro da Fonseca.
Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus