Brechando/Sem categoria / Sobre Cidade da Esperança: primeiro conjunto habitacional da cidade

Sobre Cidade da Esperança: primeiro conjunto habitacional da cidade

Cidade da Esperança é um bairro localizado na zona Oeste da cidade. Inicialmente foi conhecido como conjunto habitacional, o primeiro instalado na capital potiguar no final da década de 1960. A criação do conjunto foi realizado inicialmente pelo governo de Aluízio Alves, através da Fundação de Habitação Popular. Na época, este programa era pioneiro na…

Compartilhe:

Cidade da Esperança é um bairro localizado na zona Oeste da cidade. Inicialmente foi conhecido como conjunto habitacional, o primeiro instalado na capital potiguar no final da década de 1960. A criação do conjunto foi realizado inicialmente pelo governo de Aluízio Alves, através da Fundação de Habitação Popular. Na época, este programa era pioneiro na América Latina.

Reza a lenda que o nome do conjunto se refere à Brasília, que era conhecida como a “Capital da Esperança”.

cidadedaesperança
Vista aérea do conjunto habitacional

A necessidade de criar um conjunto habitacional se deu devido à forte imigração para Natal no início da década de 1960, causando uma forte pressão demográfica. O terreno ficava numa parte não aproveitada do antigo leprosário.

Sua construção durou de 1964 a 1966 e contou com recursos financeiros tanto do governo do estado do Rio Grande do Norte quanto com dinheiro dos Estados Unidos, através da Aliança para o Progresso. Só transformou em bairro no ano de 1993.

Através deste conjunto habitacional, Alves procurou evidenciar que aquela era uma obra de seu governo, de seu esforço e de seu irmão. Com isso, ele procurava dar a entender que o povo sonhava com casas populares, de pagamento facilitado e que ele, Aluízio, percebendo isso, realizou o desejo do povo. Dessa forma,o povo aparecia como passivo, como aquele que desejava, mas que não conseguia as tais casas.

Além das 560 casas, também foi construído um mercado e uma escola pública, chamada Raimundo Soares, que existe até hoje. Ao longo dos anos, o conjunto habitacional cresceu e várias pessoas vindas do interior do Rio Grande do Norte migraram para o bairro na esperança de ter um futuro melhor.

Hoje, o local tem mais de 30 mil moradores, conta com diversos estabelecimentos comerciais, postos de saúde, uma rodoviária, igrejas, praças e dentre outras coisas. Confira esta reportagem elaborada pela TV Ponta Negra em meados dos anos 2000.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus