Brechando/Cidades / Primeiro emprego: Como tirar a primeira carteira de trabalho

Primeiro emprego: Como tirar a primeira carteira de trabalho

A carteira de trabalho é o primeiro passo para começar a arranjar um empreso, independente se você é aprendiz ou recém-formado. Antigamente, tirar a carteira precisava apenas ir as Centrais do Cidadão em Natal e rapidamente estar em documentos em mãos. Entretanto, você vai ter uma longa jornada para conseguir o caderninho azul em suas…

Compartilhe:

A carteira de trabalho é o primeiro passo para começar a arranjar um empreso, independente se você é aprendiz ou recém-formado. Antigamente, tirar a carteira precisava apenas ir as Centrais do Cidadão em Natal e rapidamente estar em documentos em mãos. Entretanto, você vai ter uma longa jornada para conseguir o caderninho azul em suas mãos e correr para as agências de emprego. O foco deste texto é sobre como tirar a primeira via.

O documento é responsável por registrar toda atividade profissional do brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela informa a data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego. Através desses registros, é possível garantir ao trabalhador direitos trabalhistas como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O primeiro passo é marcar o agendamento, que é feito no site do Ministério do Trabalho (MTE). Como é feito isso? Na aba lateral do site está escrito “Atendimento Agendado”, clique. Depois, você escolhe a sede do SRTE desejada. No caso do Rio Grande do Norte existe apenas dois caminhos: Natal ou Mossoró. Então, você começa a registrar os seus dados pessoais, endereço e chega a parte mais chata, escolher a data para marcar o dia de ir fazer o documento.

O problema que você tem que procurar uma brecha, pois sempre estão esgotados e a procura é bastante. Vale lembrar que mais de nove mil pessoas foram demitidas no Rio Grande do Norte em junho. As áreas que mais demitiram foram a construção civil, indústrias, serviços, e comércio.

Esses dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério do Trabalho, que também apontou que houve 2188 demissões a mais que o número de contratações em junho. Foi o pior resultado para o mês desde o ano 2003 no RN.

Depois que você fez o agendamento, você vai ao dia e a hora combinada na Superintendência Regional do Trabalho (SRTE). Em Natal, a sede fica na Avenida Presidente Bandeira, no Alecrim, próximo ao supermercado Nordestão. O jovem que for fazer a sua carteira precisa levar os seguintes documentos:

  • Duas fotos 3×4 coloridas, iguais e recentes, com o fundo branco (Nos locais onde se emite a nova Carteira de Trabalho, a foto é tirada na hora)
  • Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (RG, Certidão de Casamento para quem é casado,Certidão de Nascimento no caso dos solteiros, etc);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF).

É muita gente no SRTE, por isso é compreensivo que tenha marcar na internet. Inicialmente, você espera que seu nome apareça na tela e depois conduzido ao guichê. Lá, você entrega toda a documentação e depois você tem que marcar o dia para pegar a carteira, que também estão sempre lotados.

Depois que acaba tudo isso, o documento é entregue nas suas mãos.  O atendimento do SRTE em Natal é das 8 às 18 horas.

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus