Compartilhe :

O Museu Café Filho, de acordo com o Google Maps, fica na Rua Conceição, de número 601, também conhecida como a primeira rua oficial de Natal. Além disso, a casa centenária se chama de “Véu de Noiva” e tem muita história para contar, inclusive a biografia do político Café Filho, um dos proprietários do prédio e foi uma figura importante no Rio Grande do Norte.  Sua vida política começou em 1933, quando fundou o Partido Social Nacionalista (PSN). No ano seguinte, ele é eleito deputado federal. 

A casa da Cidade Alta servia não como residência para Café Filho, mas como escritório utilizado para tomar as suas decisões políticas e sede de sindicato. No fim de sua vida, ele morava na cidade do Rio de Janeiro.  Por falar em João Café Filho, o museu dispõe, também, da biblioteca particular do presidente e de parte do mobiliário de sua residência do Rio.  Esse acervo, porém, não está em exposição. Retirado durante as obras de reforma do prédio, ainda não voltou a ser exibido. 

O prédio virou Museu Café Filho apenas em março de 1979. Entretanto, foi adquirido pelo governo do estado em 1960, foi tombado e restaurado pelo Instituto do  Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De 1965 a 1978, o prédio abrigou o Museu de Arte e História do Rio Grande do Norte.

Antigamente, a casa era organizada da seguinte forma: o prédio abriga dois andares, sendo o térreo a sala de estar, biblioteca e uma sala, além da área externa, com condecorações. No andar superior havia exposições temporárias, a sala de administração e o quarto que mostra a cama que o político tinha. Sem contar que tinha o laboratório de conservação para manter a memória intacta. 

Fala da sua arquitetura, o estilo arquitetônico é sobrado. De acordo com o site do Governo do Rio Grande do Norte. O sobrado que abriga o Museu Café Filho foi construído no século XIX, entre 1816 e 1820, por José Alexandre de Melo. Ou seja, diferente de outros prédios históricos, a casa já foi usada como moradia. 

Além da planta do prédio, o Iphan tem fotos disponíveis do Museu Café Filho com a sua estrutura antiga, que pode ser conferida, portanto, a seguir: