Lito Sousa faleceu, o natalense deixou inúmeros vídeos sobre aviões no YouTube

5 leitura mínima

Na noite desta quinta-feira (1), o youtuber Lito Sousa faleceu após a a sua luta contra uma doença neurodegenerativa. Só depois que descobri, recentemente, que ele era das terras natalenses. Lembrando que a Base Aérea de Natal é referência na aviação. Apesar de que foi embora das terras nordestinas bem novinho. Sousa é um dos maiores defensortes da aviação e de como o meio de transporte é um dos mais seguros para viajar.

Seu nome completo era Joselito Geraldo de Sousa e nasceu no dia 25 de janeiro de 1967. Ele era filho do ambulante Sebastião e da dona de casa de Teresinha, naturais da região de João Câmara, a infância era bastante humilde. Lito no canal de Rogério Vilela (Inteligência Iltda) disse que só nasceu na capital potiguar e o restante da infãncia viveu na antiga Baixa Verde. Inicialmente, o seu pai se mudou para Brasília e depois para São Paulo, mais precisamente na cidade de Santos.

Ainda em São Paulo, aos 14 anos, fez um curso técnico da Força Aérea Brasileira (FAB) e depois, por conseguinte, migrou para trabalharn na aviação, atuando em várias vertentes, como mecânico de aviação e especialista em segurança aérea, já tendo atuado como mecânico e supervisor de voo em grandes empresas como a Varig, Transbrasil e United Airlines.

Mais sobre o canal

Lito desenvolveu o canal em 2010 para explicar temas da aviação para pessoas leigas, abordando desde o funcionamento das aeronaves até questões relacionadas à segurança de voo. Com o passar dos anos, posteriormente, o canal cresceu e transformou Lito em uma das principais referências brasileiras quando o assunto é aviação. O projeto ultrapassou 3,3 milhões de inscritos no YouTube e mais de 6 milhões de seguidores somados nas redes sociais.

Para quem assistiu algum vídeo do canal de Lito e fala de um acidente de avião, por exemplo, percebe que o mesmo apura todos os documentos da FAB e também da CENIPA. Além disso, ele pode ir mais longe, buscando em arquivos de jornais da época na Hemeroteca Digital. Como resultado, em 2021, recebeu do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) o título de “Destaque SIPAER”, em reconhecimento à atuação na divulgação da segurança de voo.

Para celebrar a sua vida, vamos colocar 10 vídeos que são os mais assistidos do youtuber e os que mais gostei de ver. Confira a lista, portanto, a seguir:

Acidente de Marília Mendonça

Acidente da Chapecoense

Acidente da TAM

Acidente da Japan Airlines

Acidente da Pan Am

Acidente de Kobe Bryant

Sequestro da Caravelle no Brasil

Acidente com os sócios do Bamerindus

Acidente com Ricardo Boechat

Entrevista com o sobrevivente ao acidente da Varig em 1973

Mais sobre sua carreira

Ao longo da carreira, também se especializou em fatores humanos, área que estuda aspectos como limites cognitivos, comunicação, ergonomia e, ainda mais, outros elementos que podem interferir na segurança de operações complexas. Em 2021, Lito obteve a licença de piloto privado. O processo de formação também foi registrado na série “Decola Lito”, produzida para o público interessado em conhecer mais sobre a rotina da aviação.

A atuação de Lito também se expandiu para a educação. Em 2023, foi criada a Lito Aviation Academy, voltada à formação prática de mecânicos de aeronaves e homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). No primeiro semestre de 2024, a instituição já tinha mais de mil alunos matriculados.

Outra frente criada pelo influenciador foi a Lito Academy for Business, que ocasionalmente levava conceitos utilizados na aviação, como gestão de riscos, fatores humanos e prevenção de falhas, para o ambiente corporativo. Lito também criou o curso “Sem Medo de Voar”, voltado a pessoas que têm medo de viajar de avião. reunindo conteúdos teóricos e práticos e também deu origem a eventos presenciais.

Na literatura, publicou mais de 20 obras e publicações técnicas. Entre elas estão, portanto, “Onde Morrem os Aviões”, de 2018, baseado em experiências profissionais e vivências no Zaire, e “Medo de Avião Nunca Mais”, lançado em 2021 em parceria com sua esposa.

Compartilhe este artigo
Seguir:
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista e publicitária formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.
Nenhum comentário