Idealizadores do audiovisual tem até dia 09 de agosto para enviar para Mostra de Gostoso

4 leitura mínima

A Mostra de Cinema de Gostoso é um dos importantes da produção audiovisual potiguar e nacional. Além disso, estimula a produção indepedente. Por isso, até o dia 09 de agosto, a organização está recebendo filmes produzidos no estado ou em outros lugares. Além disso, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial: www.mostradecinemadegostoso.com.br .

De acordo coma organização, pode ser filmes de todos os gêneros (obras ficcionais, não ficcionais e animações, exceto videoclipes) e durações (curtas, médias e longas-metragens) podendo se inscrever desde que tenham sido produzidos no Brasil e finalizados a partir de julho de 2025.

O evento tem a organização da Heco Produções e pelo Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHEC), acontece de 20 a 24 de novembro de 2026. Ainda mais, recebe o reconhecomento desde o ano passado como Patrimônio Cultural, Turístico e Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte.

Mais sobre o Festival

A Mostra de Cinema de Gostoso consolidou-se como um dos eventos audiovisuais mais singulares do país, com exibições ao ar livre na praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN). A sala montada na areia conta com 700 espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção 4K e som 7.1, oferecendo ao público uma experiência cinematográfica imersiva e gratuita.

A Mostra Competitiva, a Mostra Potiguar e as Sessões Especiais acontecem nesse espaço, reunindo diariamente milhares de espectadores, entre moradores, turistas e profissionais do audiovisual. Os filmes concorrem ao Troféu do Júri Popular (melhor curta e melhor longa) e ao Troféu da Imprensa, votado por jornalistas e críticos presentes.

Confira a seguir algumas salas e curiosidades da Mostra de Gostoso:

Sala Geodésica – Mostra Panorama

Além da sala principal, o festival (foto acima) mantém sua tradicional tenda geodésica climatizada, instalada na praia do Maceió. Com 7,5 metros de altura, projeção 4K, som 7.1 e capacidade para 130 pessoas, o espaço abriga a Mostra Panorama, dedicada a obras de relevância artística e diversidade de linguagens e a sessão Clássicos Restaurados do Cinema Brasileiro, inaugurada no ano passado e que terá continuidade nesta edição. A estrutura tornou-se um dos símbolos do evento, combinando conforto, impacto visual e excelência técnica.

Espaço para debate na Mostra de Cinema de Gostoso

Diariamente, o festival promove debates com diretores, produtores e atores, além de seminários que ampliam a reflexão sobre o cinema brasileiro contemporâneo.

Desde 2013, a Mostra realiza um amplo programa de Cursos de Formação voltado para jovens de São Miguel do Gostoso e arredores. As oficinas introduzem os participantes a diversas áreas da produção cinematográfica, assim resultando na realização de curtas-metragens e na participação dos alunos na organização do festival.

Ao longo de suas edições, mais de 150 jovens já passaram pelos cursos, que resultaram em 29 curtas-metragens e 60 oficinas. Inclusive, muitos desses alunos seguem estudando e trabalhando em audiovisual e áreas correlatas. Seus filmes já circularam por festivais nacionais e internacionais. Sem contar que apareceram em canais de TV aberta e por assinatura.

Um evento que mobiliza a cidade

A Mostra de Cinema de Gostoso é reconhecida por envolver intensamente a comunidade local, que participa da programação, acolhe visitantes e fortalece o intercâmbio cultural com outras regiões do país. Como resultado, o evento movimenta o turismo, estimula a economia e reforça a posição de São Miguel do Gostoso como um dos destinos culturais mais vibrantes do Nordeste.

Serviço

  • Inscrições: até o dia  09 de agosto/26
  • Site: www.mostradecinemadegostoso.com.br
  • Realização: Heco Produções e CDHEC
  • Direção Geral: Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld
  • Datas do evento: 20 a 24 de novembro de 2026
  • Local: Praia do Maceió – São Miguel do Gostoso (RN)
  • Programação gratuita
Compartilhe este artigo
Seguir:
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista e publicitária formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.
Nenhum comentário