Essa dupla de fotógrafas do RN vão expor em Campinas (SP)

4 leitura mínima

A fotografia potiguar está ultrapassando a fronteira com as profissionais Samara Macêdo e Meysa Medeiros. O motivo seria o fato delas estarem na programação do Festival Hercule Florence 2026. Além disso, elas receberam o convite através da curadoria do festival, que acontecerá na Câmera Municipal de Campinas (SP), no dia 18 de agosto, às 19 horas.

Para quem não sabe, o Hercule Florence 2026 é um dos mais importantes eventos dedicados à fotografia no Brasil. Tanto Meysa quanto Samara vão realizar exposições individuais, sendo a primeira será “Nada Disso Foi Feito para Durar”. A autoria é da própria Samara e acontecerá no dia 18 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal de Campinas.

Como funciona a exposição

Desenvolvida ao longo de 2026 em processo analógico e em preto e branco, a série reúne imagens de paisagens em constante transformação,. Ainda mais, propõe uma reflexão sobre os vestígios da presença humana e os processos de desaparecimento e permanência que atravessam o cotidiano.

Outras atividades de Samara Macêdo e Meysa Medeiros

Já no dia 25 de agosto, na programação off festival, Meysa Medeiros inaugura a exposição “Relicarium”, na Especialista Fine Art. O ensaio conceitual veio inicialmente em 2022 e sua finalidade é investigar temas, como memória, ancestralidade e a presença histórica da população negra em Natal.

O trabalho tem, portanto, como eixo central a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no bairro da Cidade Alta, um dos mais importantes símbolos da memória afro-brasileira na capital potiguar.

Além das exposições, as fotógrafas participarão de atividades da programação oficial do festival, compartilhando com o público seus processos criativos, pesquisas e trajetórias artísticas.

Realizado entre os dias 5 e 23 de agosto, o Festival Hercule Florence 2026 reúne exposições, debates, oficinas, experiências imersivas e encontros internacionais em museus, universidades, espaços públicos e unidades do Sesc e do Senac. Com o tema “Territórios em Transformação – Da Expedição Langsdorff à Crise Climática”, a edição deste ano propõe reflexões sobre preservação ambiental. Mas também será um espaço de memória e os desafios contemporâneos.

Sem contar que é uma forma de homenagear Hercule Florence, pioneiro da fotografia que viveu em Campinas.

Segundo o curador Ricardo Lima, a presença de Samara Macêdo e Meysa Medeiros reforça um dos principais compromissos do festival: promover o intercâmbio entre diferentes territórios e valorizar a diversidade da fotografia brasileira.

“A importância desta edição vai além do tema proposto e da celebração dos 200 anos da fotografia em homenagem a Hercule Florence. O festival reafirma seu compromisso com a inovação ao reunir artistas visuais e fotógrafos de diferentes regiões do Brasil, promovendo o encontro entre diferentes olhares, histórias e territórios. A participação de Meysa e Samara demonstra o poder da fotografia em conectar perspectivas distintas. Receber essas fotógrafas tão talentosas em Campinas é motivo de grande alegria, pois seus trabalhos enriquecem a programação e fortalecem o diálogo sobre memória, identidade, ancestralidade e transformação”, destaca.

A presença das artistas em um dos principais eventos de fotografia do país fortalece a circulação da fotografia potiguar no cenário nacional e amplia o alcance de trabalhos que abordam temas universais a partir de vivências e territórios locais. 

Compartilhe este artigo
Seguir:
Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista e publicitária formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.
Nenhum comentário