Tomaz Salustino

Tempo de leitura: 2 minutos

Para quem visitou Currais Novos alguma vez na vida sabe da importância de Tomaz Salustino na cidade, visto que a Mina Brejuí, de sua propriedade, ajudou no crescimento da cidade seridoense. A mineradora iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério nas terras curraisnovenses. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A.

Quem era Tomaz Salustino? Por isso, este post vai contar um pouco da história deste empresário.

Tomaz Salustino, empresário e desembargador

Tomaz Salustino Gomes de Melo. nasceu em Acari, cidade vizinha à Currais Novos, no dia 06 de agosto de 1880.  Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife (PE). Sua história com Currais surgiu primeiramente quando virou o primeiro juiz da cidade, além de Florânia.

Foi deputado e como tal atuou na Constituinte de 1915, visto que reformou a Constituição Estadual do Rio Grande do Norte. Tornou-se desembargador, por conseguinte, em 1940.  Ainda na política, ele foi vice-governador na gestão de José Varela.

Neste período começou a se dedicar mais a Mina Brejuí, no qual extraía a pedra Scheelita, a matéria-prima do tungstênio para a fabricação de lâmpadas. Ainda mais na época era um dos homens mais ricos do mundo. Muitos o chamavam de o “Rei da Scheelita”.

Além da Mina Brejuí, outras empresas de Salustino foi a Rádio Brejui, o Hotel Tungstênio, um Cine-Teatro, a Agência do Banco do Brasil, Posto de Saúde e Puericultura, a Capela de Santa Tereza D’Ávila.

Faleceu em 30 de junho de 1963, em Natal, deixando uma esposa e 13 filhos.

Mina Brejuí ainda está ativa

A partir dos anos 80, do século XX, inicia-se o declínio da mineração em consequência da oscilação dos preços internacionais da Scheelita e da utilização de outros minérios para a fabricação de artefatos industriais e tecnológicos, levando a Mina Brejuí a reduzir suas atividades de extração mineral e buscar novas alternativas econômicas.

Você pode ler também:  Você pode fornecer esse presente à ela e outros deste asilo?

Atualmente, as minerações do município de Currais Novos estão voltando às suas atividades minerais paralisadas, parcialmente, desde o final da década de 90. Já são mais de 300 empregos gerados até o momento.

Além da volta das atividades minerais, a Mina Brejuí tornou-se nos últimos anos o maior parque temático do Rio Grande do Norte, sendo visitada diariamente por turistas e estudantes vindos de toda parte do Brasil e do Exterior. Além disso, mais de 20 mil turistas nos últimos anos.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

março 2021
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias