Tempo de leitura: 2 minutos

Foto:Franklin Levy/Serenatas Luar de Natal

Serenatas Luar de Natal aconteceu nesta sexta-feira (18) e o jornalista Francisco Júlio Xavier deu uma boa brechada sobre o evento.  Se quiser colaborar com o Brechando é só enviar para [email protected].

O que é o Serenatas Luar de Natal? O projeto Serenatas Luar de Natal foi criado em 2014 e é uma homenagem à vida boêmia e os traços românticos de Natal. A iniciativa conta com envolvimento de grandes poetas, compositores, cantores e instrumentistas da cidade. Neste mês, o projeto contou com a participação cantora soprano Alzeny Nelo e o cantor Rafael Barros, e foram acompanhados do Grupo Seresteiros Luar de Natal.

O trajeto começou o Espaço Cultural Rui Pereira, ao lado do IFRN Cidade Alta, e passa por importantes monumentos do bairro, como a Igreja do Galo e a antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, além de redutos boêmios do centro. Ao longo do trajeto, estão programadas intervenções poéticas.

É uma caravana, onde as pessoas cantam, comemoram e celebram a vida boêmia.

Foi uma noite para recordar a boa música. Eu diria que a Serenatas Luar de Natal é bem mais que isso. Uma multidão de todas as idades se encontram em uma única sintonia: a paixão pela vida. A cada passo uma emoção, Em todas as melodias entoadas, uma lembrança no rosto de cada um que seguia o cortejo. A noite da cidade recebe um cumprimento, uma saudação embalada pela a paixão.

Parece que a serenata tem esse tom nostálgico, de uma época gostosa que a boemia era uma cultura consagrada, em quê seus fazedores eram cúmplices da paixão e a ela embalavam as cordas com os mais belos sentimentos, canções que flamejavam os corações amantes.

Você pode ler também:  Mostra de Profissões te ajudará a escolher curso ideal

Ela tem isso. Varre pelas ruas do Centro Histórico da princesinha das Américas, que cobre as regiões da Ribeira e Cidade Alta. Todas as tristezas e desencantos abrem o espaço para o lado bom da vida: a alegria.

Cervejas, danças, senhoras e senhores, meninos e meninas. Todos contagiados pelas melodias que afogam mágoas e despertam desejos e sensações flutuantes. A leveza traz a alma a certeza que fomos transportados para outro tempo. As décadas se confundem em meio aos trajes, os penteados. Parece que o laquê voltou ao hits do primor e da ousadia.

Ninguém deseja sair do tom, seguem todos pelas ruas silenciosas da noite da Cidade Alta ao lampejos de amor. Os olhares saem as portas e dão boa a noite aos transeuntes que seguem em marcha. Uma poesia se mostra nas janelas. Acenos, sorrisos e cantos aumentam o coro dos que brindam a alegria nas noites de lua na cidade.

Sim, a Serenata conseguiu acompanhar um casamento que estava começando. Pelas igrejas que lá encantam com sua beleza barroca, a noiva se emociona ao ouvir as canções que os músicos fardados de boemia lhe apresentam na porta, meio que a dizer assim, ‘vai, e sejam felizes, damos nossas bênçãos em forma de canção’. Veja o vídeo a seguir:

Lágrimas em olhos, palmas em mãos, melodias que dizem “ah se tu soubesses como eu sou tão carinhoso”, virias passear e cantar para a Natal sobre lua, uma Serenata.

Os vídeos incorporados do you tube foram produzidos por Francisco Júlio Xavier*


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias