Por que duas avenidas chamadas Capitão-Mor Gouveia?

Compartilhe:

Isto é a Avenida Capitão-Mor Gouveia no bairro de Lagoa Nova (conjunto Potilândia):

lagoanova

Isto é a Avenida Capitão-Mor Gouveia no bairro da Cidade da Esperança:

cidadedaesperança1

Como assim? Existem duas avenidas do mesmo nome na cidade do Natal? Como assim? Alguém me explique? Na verdade, esta é uma única avenida. A via é cortada na parte onde fica o Centro Administrativo e o estádio Arena das Dunas, parecendo que são duas coisas diferentes. Por que isso?

Antigamente, antes da construção destes dois monumentos havia uma lagoa que foi drenada para a construção da sede da administração estadual, na década de 1970.

Esse mapa do Google Maps mostra claramente isso:

O mapa mostra como se fosse uma avenida só
O mapa mostra como se fosse uma avenida só

Quem foi Capitão-Mor Gouveia? 

Existem vários Capitão-Mor com nome de Gouveia nos livros de história. Porém, no Rio Grande do Norte, este era o Pero Mendes de Gouveia, que era capitão-mor da Fortaleza dos Reis Magos quando houve a invasão holandesa no estado. Ele administrou o local durante 21 anos. Inicialmente, tentou se render, porém não resistiu. Foi assim que o Forte virou Castelo de Ceulen e Natal em Nova Amsterdã.

Você pode ler também:  Abril vai ter oficina de fotografia para deficientes auditivos

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí