Tempo de leitura: 2 minutos

Jovem, você não confia mais em ninguém, está triste, frustrado ou só precisa apenas um ombro amigo para falar das suas pitangas. Quer uma rede de apoio? Já recebeu indireta/direta por ficar reclamando demais no Facebook/Twitter? Muita gente a utiliza como uma rede, que inicialmente era só para reclamar, para se manter forte contra a depressão. O Vent, nome da social media criada na Austrália, está disponível tanto no Android quanto iOS.

O nome “Vent” vem de uma expressão inglesa para : “Soltar tudo para fora”. Expressão similar da brasileira: “Colocar a boca no trombone”.

wersm_vent_socialmedia_app

Os desenvolvedores estimulam que o aplicativo seja utilizada para este bem e que todos são uma comunidade no qual ajudam um ao outro.

Lá também é permitido seguir e ser seguido por outros utilizadores, lista de favoritos e comentar publicações de amigos. É providenciado um newsfeed pela interface do Vent e contem um motor de busca para localizar outros elementos ou efetuar pesquisa por emoções.

id104898

O estudo mais recente sobre a depressão realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que 5% da população mundial, aproximadamente 350 milhões de pessoas sofrem de depressão, e que até 2030, a doença seja a mais comum do mundo, à frente de câncer e problemas cardíacos. No Brasil, a depressão atinge 10% dos brasileiros, mas apenas 4,2% sabem que tem a doença.

Recentemente, eu descobri esta rede social, que só agora que está começando a bombar.  Possui o mesmo funcionamento das postagens do Facebook: pode falar o que sente e escrever quantos caracteres desejados.

A depressão, segundo a OMS, é diferente das mudanças de humor mais comuns. Ela se manifesta por um sentimento de tristeza que dura, ao menos, duas semanas, e que impede a pessoa de levar uma vida normal. É fruto da interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Em muitas ocasiões, está relacionada com a saúde física.

Você pode ler também:  Com fome? Baixe o aplicativo sobre guia gastrônimco da capital potiguar

Vale lembrar que o aplicativo só ajudará a melhorar a doença, uma rede de apoio. Depressão é uma doença e precisa de tratamento, assim como uma diabetes, problemas cardíacos ou uma gripe. 

Após publicar, os seus “ouvintes”, que funciona como seguidores, poderão mandar mensagens ou clicar nas reações de “raiva”, “impressionado” ou “mandar aquele abraço virtual”. Eles também podem comentar para meter a opinião sobre o assunto.

Contudo, como o próprio app afirma nas regras, o Vent deve funcionar como uma forma de “suporte” e não local para constrangimento. No que diz respeito a isso, os criadores garantem que os “moderadores vão lidar rapidamente com comportamento inapropriado”. Outro recurso intrigante é a possibilidade de buscar publicações por humor.

vent1

Dentre os mais usados estão “bravo”, “calmo”, “irritado”, “furioso” e “incomodado”.  Você também pode falar das suas melhores, de um momento de felicidade ou outras coisas felizes.

Topa em participar deste aplicativo?


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

outubro 2016
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias