Outro ângulo da capela da Catedral
Compartilhe :

A ideia de construir uma igreja maior do que a de Nossa Senhora da Apresentação já existia há centenas de anos? Inicialmente, o prédio seria uma arquitetura gótica, mas optaram pelo modernismo por ser uma obra de baixo custo. Mesmo assim, ela demorou 18 anos para ficar pronta, mas sem perder a beleza e guarda tesouros importantes.

A arquitetura, ao contrário da antiga catedral, que é barroco, é modernista e foi projetada por Dom Antônio Costa e Marconi Grevi. Além disso, o bispo responsável pela obra da arquidiocese foi dom Nivaldo Montes, cujo seu busto está bem entrada na igreja. 

Além do altar principal, a catedral também tem a parte da gruta, o subsolo do prédio, que encontra-se o Centro Pastoral Pio X, onde funciona o Gabinete do Arcebispo, a Cúria Metropolitana, a Paróquia da Catedral, além da coordenação de diversas pastorais. Sobre a Paróquia da Catedral é uma das partes mais intimistas da igreja, onde é realizada pequenas missas e cerimônias de casamento, batizados, renovação de votos e entre outros sacramentos. 

É também chamada Capela do Santíssimo Sacramento, abençoada por São João Paulo II, durante a visita que fez ao Brasil por ocasião do XI Congresso Eucarístico Nacional, em outubro de 1991. Tanto que uma parte da igreja tem o acervo de tudo que foi utilizado pelo pontífice naquele ano durante o Congresso Eucarístico. Foi a única vez que um líder da Igreja Católica visitou Natal. E, inclusive, tem um pequeno museu falando da vida do João de Deus, único pontífice a visitar a capital do RN. 

Seu teto tem uma imagem de Cristo acompanhada dos doze apóstolos, cadeiras de madeira tradicional e é como se fosse a versão em miniatura do salão principal. Além da gruta, o outro acesso se dá através do Centro Pastoral pela Av. Floriano Peixoto.

Na capela, os horários das missas acontecem de segunda a sexta, às 11h e 16h30, nos sábados 11h e 16h30 e domingo às 7h, 11h e também às 19h. Veja as fotos da catedral logo abaixo: