Compartilhe:

A carteira de identidade é um dos documentos mais importantes do brasileiro, depois da Certidão de Nascimento. Recentemente, ela mudou totalmente a sua formulação e agora vamos explicar a partir de um infográfico interativo como emitir o RG em Natal. 

emitir RG Natal

Siga todos esses caminhos

Clique  nos botões abaixo para começar a entender, portanto, todo o processo de emitir o RG em Natal. 

O primeiro passo é acessar ao site da Central do Cidadão, cujo link é http://central.rn.gov.br/. A página pode ser usada tranquilamente tanto numa tela de celular quanto para computador. Posteriormente, clique na seção “Identidade Civil (RG)”. 

 

RG em Natal

Depois vai aparecer um botão dizendo 1º e 2º via RG (escrito desta forma mesmo, não foi erro de digitação) e lá redirecionarão para a parte de agendamento para a emissão de documento.

Depois eles lhe redirecionarão para uma terceira página falando o quanto tempo irá gastar, valor do serviço para segunda via (R$ 35) e o botão de clicar para agendar

Como faz o agendamento

Agora o usuário será encaminhado para o site do ITEP, o Instituto Técnico-Científico de Perícia, responsável pela emissão de carteira de identidade, onde eles dão as primeiras observações com a finalidade de deixar o usuário ciente e por fim clicar no botão “Agendamento”. 

1. Escolha a cidade e verifique se há vagas

A seguir, temos um print que mostra todas as unidades da Central do Cidadão que realizam o processo de identidade. Verifique se a unidade mais próxima de sua casa tem vaga. Depois, clique naquela que tem “há vagas disponíveis”. 


2. Inscrição de seus dados e algumas regras

Depois de escolher a cidade que quer emitir o RG, o interessado precisa adicionar as informações pessoais como o número da identidade (se for a segunda via), nome completo, data de nascimento, e-mail e telefone de contato.

Você pode ler também:  O Chat GPT criou um texto para falar de um plebiscito no RN

 

Além disso, ele pede para que o pessoal no dia da emissão entregue os seguintes documentos

Em algumas centrais é, contudo, necessário levar 02 (duas) fotos* 3×4.

Ainda mais que o Itep solicita que as fotos 3X4 devem ter fundo branco, recentes e inclusive sigam as especificações do Art. 9º da Portaria nº 496 /2021 – GDG/ITEP

 

  • Certidão de nascimento ou casamento (ORIGINAL ou CÓPIA AUTENTICADA)
  • Comprovante de residência CPF
  • Número do RG 1ª via (para agendamento de 2˚ via)
  • PIS (opcional) e carteira de trabalho
  • Título de eleitor (opcional)
  • Tipo sanguíneo e fator RH (opcional)
  • Cartão do SUS (opcional)
  • CNH (opcional)

* Não é necessário levar foto 3×4 para os agendamentos nas Centrais do Cidadão do Alecrim, Zona Sul, Zona Norte, Parnamirim, Mossoró, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Pau dos Ferros. Para as demais cidades é preciso levar foto.

3. Escolha a data

Após identificar se será a primeira ou segunda via da identidade, o cidadão pode pedir para que o Itep escolha a data automaticamente ou que você escolha o seu horário. 


Se clicar na segunda opção aparecerá o calendário e o dia marcado de verde quer dizer que está disponível. Após o clique, você, portanto, escolherá o seu horário. 

Vá na Central do Cidadão no horário marcado

Depois que terminar de informar todos os dados, clique no botão captcha para confirmar que não é um robô e ir na Central do Cidadão. Lá, você vai à recepção e informa seu nome, horário marcado. O atendente irá fazer uma lista como se chamasse um paciente para a consulta de médicos.

Posteriormente, ela vai lhe chamar quando for a sua hora e você vai ao balcão, entrega ao funcionário do Itep a documentação mencionada acima. Além disso, o mesmo vai escanear todos os seus documentos, além de digitalizar as digitais de suas mãos e, por fim, tirar a foto 3×4 em um fundo branco com uma webcam. 

Você pode ler também:  O que os parlamentares do RN votaram no impeachment de Collor

Central do Cidadão da zona Sul tira foto 3×4 do RG

Depois de tudo isso, ele entregará o protocolo de entrega, visto que é um código para saber se a carteira está pronta ou não. De acordo com o Itep, a previsão que fique pronta é de 30 dias, mas pode chegar antes.  Portanto, é importante monitorar se a carteira está pronta ou não. 

E é assim, portanto, que emite o seu RG em Natal. 

Leia também