Compartilhe:

Nas eleições 2022, o RN precisa saber o que faz um deputado federal

As eleições 2002 vão decidir, primeiramente, não só o futuro do RN, mas também do Brasil. Afinal, vamos escolher os nossos deputados federais, senadores, deputados estaduais, governadores, e, não podemos esquecer do Presidente da República. Nesta primeira parte de uma série de matérias sobre o pleito eleitoral vamos explicar a função de um deputado federal e porquê ele tem um poder até maior que o Chefe do Executivo.

Afinal, boa parte deles estão responsáveis pelas leis que vamos responder futuramente e ditar as regras que futuramente formarão um Brasil para os nossos jovens. Além disso, eles que vão representar o seu estado na Câmara Federal. 

eleições 2022 RN deputado federal

Conscientize nas Eleições 2022 no RN para deputado federal. Saiba quantos são, além de os seus nomes

Ao todo, o Rio Grande do Norte conta com oito deputados federais. Lembrar que eles são escolhidos não os mais votados, mas aqueles partidos que tiveram mais cadeiras a partir do cálculo do quociente eleitoral, que explicamos nesta matéria. Eles são responsáveis por:

  • Aprovar projetos de leis (emendas, PECs, MPs ou leis complementares) sendo benéficas ao país e estado.
  • Fazer o papel de fiscalizador das ações que a presidência da república está realizando. 

Ele não pode realizar, no entanto, ações do poder executivo e muito menos do judiciário. A seguir, os 8 deputados que representam o RN.

Por isso, muitos partidos políticos apoiam o voto em legenda, para votar apenas no partido, pois vão em direção a todos os candidatos e estimula que tenha mais representantes daquele grupo político. 

Afinal, o que o Governador pode ou não pode fazer?

Eleições 2022

Últimos posts


Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...