Afinal, quem são os candidatos para Prefeito de Natal?
O segundo turno está diante dos nossos olhos e precisamos decidir quem será o futuro gestor municipal nos próximos quatro anos. O diferencial destas eleições é que tecnicamente são nomes não ligados ao coronelismo. Avance para saber os candidatos.
Paulo Eduardo da Costa Freire nasceu no dia 22 de outubro de 1964, conhecido por ser empresário da Destaque Promoção, fundada em 1987 para promoções de shows e publicidade. Sim, ele é um dos criadores do Carnatal, junto com os seus irmãos.
Paulo Eduardo da Costa Freire nasceu no dia 22 de outubro de 1964, conhecido por ser empresário da Destaque Promoção, fundada em 1987 para promoções de shows e publicidade. Sim, ele é um dos criadores do Carnatal, junto com os seus irmãos.
Paulinho Freire iniciou sua carreira política concorrendo à vaga de vereador na Câmara Municipal de Natal. Nas eleições de 1988, foi eleito vereador suplente. Mas só veio a ser eleito vereador efetivo em 1996, sendo reeleito em 2000, assumiu a presidência da Câmara entre 1997 e 2002.
Nas eleições municipais de 2008, candidatou-se a vice-prefeito de Natal pelo PP, compondo a chapa da candidata à prefeitura pelo PV, Micarla de Sousa. Micarla foi eleita no primeiro turno, com 50,84% dos votos válidos, e Paulinho assumiu a vice-prefeitura. Nas eleições de 2012, ainda em Natal, candidatou-se a vereador, ainda no cargo de vice-prefeito da cidade. Foi eleito no dia 7 de outubro com 4.600 votos, o correspondente a 1,20%.
Em 2012, a prefeita Micarla de Sousa foi afastada do cargo pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, acusada de envolvimento com a Operação Assepsia. Por ser o vice, Paulinho Freire foi empossado prefeito pela Câmara Municipal, já no dia seguinte.
No entanto, por ter sido eleito vereador, ele precisou renunciar ao cargo de prefeito em 13 de dezembro do mesmo ano, para que pudesse assumir a sua vaga na Câmara Municipal. Em seu lugar, deveria assumir o presidente da Câmara, Edivan Martins, mas este abdicou do cargo, passando a prefeitura para o vice-presidente, Ney Lopes Júnior.
Nas eleições estaduais de 2022 foi eleito pelo União Brasil (UNIÃO), deputado federal a uma cadeira com 77.906 votos.
Advogada, mestre em direito constitucional, foi no movimento estudantil que Natália Bonavides deu início da sua militância. Foi dirigente do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, representante dos estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Destaque para a Revolta do Busão, movimento que ajudou a derrubar Micarla de Sousa.
Foi uma das fundadoras do Escritório Popular, primeira organização de assessoria jurídica de movimentos sociais do estado
Filiada ao PT, em 2016 foi eleita a quinta vereadora mais votada da capital potiguar, com 6.202 votos. Nas eleições de 2018 foi eleita deputada federal pela coligação PT/PCdoB/PHS, com 112.998 votos. Foi a segunda mais votada e a única mulher eleita no seu estado, e a mais votada de Natal onde obteve 43.714 votos.
Nas eleições de 2022, se reelegeu deputada federal, sendo a mais votada do RN, com 157.549 votos (8,42% dos votos válidos).
Contrariando as pesquisas, Bonavides surpreendeu na reta final e chegando ao segundo turno. Fazia 28 anos que o PT não chegava no pleito municipal no segundo turno, onde Fátima Bezerra disputou com Wilma de Faria.
Gostou dessa mini-bio? Acesse o brechando e acompanhe nosso especial de Eleições 2024
Feito por: Lara Paiva.