Esta é a última semana antes das Eleições 2020. São, portanto, os últimos dias de decidir quem será aquela pessoa que vai te representar tanto na prefeitura quanto na Câmara Municipal. Quais dados demográficos dos Candidatos das Eleições 2020? Mas, nós temos uma pergunta: você sabe se seu candidato te representa? Através de memes e jingles, nós acabamos, contudo, de ser condicionados a votar em pessoas que não tem alguma relação com os problemas da nossa cidade. Por isso, o Brechando resolveu coletar dados demográficos sobre os candidatos. Leia a matéria logo abaixo e saiba mais.
Ao todo o Rio Grande do Norte tem 10.554 candidatos, sendo que 96,45% foram considerados aptos. Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) consta que houve um aumento significativo de 15% em comparação as últimas municipais, no ano de 2016.
Desses 10 mil, 9504 querem serem vereadores dos 167 municípios do RN. Enquanto 521 pessoas querem ser prefeitos.
Dos 10 mil candidatos, apenas 674 estão disputando as releições. Isto corresponde à 6,38% das pessoas. Por exemplo, o candidato Álvaro Dias, em Natal, está se candidatando é o atual prefeito de Natal e assim querendo sua releição.
O Álvaro Dias, todavia, representa uma pequena porcentagem destes candidatos. Dessas 674 pessoas, no entanto, são 7,42% das pessoas que querem ser prefeitos novamentes. Mas, quase 90% dos que querem ser vereadores tentam ser eleições. Assim, o Brechando reitera a importância de ficar de olho nos vereadores de suas respectivas cidades.
Dos 375 considerados inaptos para disputar às Muncipais, 182 resolveram renunciar as suas chapas. Aqueles que foram indeferidos, valor correspondente a 167 pessoas, a maioria não apresentou o registro de candidatura, um valor correspondente a 73,43%. Apenas 18,21% dos indeferidos foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
De acordo com o TRE, a maioria dos candidatos se declarou como parda, uma vez que 5034 pessoas (47,70%) se declarou com esta cor de pele. Em seguida, por conseguinte, 4394 pessoas se declararam brancas. Já a população negra que resolveu se candidatar corresponde apenas 974 dos candidatos.
Mesmo com a repercussão do feminismo e da importância da representatividade feminina, as Eleições 2020 ainda tem uma forte presença masculina. 65,9% dos candidatos são homens contra 34,1% de mulheres.
Dos prefeitáveis em Natal, portanto, pode refletir os dados do TRE, uma vez que dos 14 candidatos apenas três mulheres são candidatas, que são: Neivinha Valentim (PSOL), Rosália Fernandes (PSTU) e Pastora Jaidy (DC).
Por falar em candidatura a prefeito, apenas 113 mulheres resolveram encarar a disputa do Chefe de Executivo Municipal. Com o objetivo de relembrar, apenas oito mulheres em 2016 foram eleitas.
Agora, você, eleitor natalense, que elegeu algumas dessas mulheres, faça o seguinte questionamento:
As pessoas questionam tanto uma boa educação dos nossos candidatos, uma vez que precisa ter um amplo conhecimento de gestão pública, mas 4249 pessoas possui apenas o Ensino Médio como diploma. E detalhe: estes candidatos são a maioria do pleito. Em segundo lugar vem aqueles com diploma de Ensino Superior (24,88%).
Se você sonhara por uma eleição mais jovem, infelizmente ou felizmente a maioria dos candidatos para o pleito tem mais de 40 anos. De acordo com o TRE, 15,85% dos candidatos tem entre 40 a 44 anos. Em segundo lugar vem pessoas de 35 a 39 anos, equivalente a 15,84%.
Depois vem pessoas acima de 45 a 49 anos e de 50 a 54 anos. Isto mostra que as pessoas mais velhas ainda querem se candidatar.
Se somar as pessoas de 40 a 70 anos, por exemplo, equivale à 60,73% dos candidatos.
Apenas 0,14% dos jovens de 18 anos resolveram se arriscar nesta jornada.
Um dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2018 contou que as mulheres ainda continuam a cuidar dos afazeres domésticos do que os homens. Os dados mostram que as mulheres continuaram a trabalhar 20,9 horas por semana em afazeres domésticos e no cuidado de pessoas, quase o dobro das 10,8 horas dedicadas pelos homens.
Para você ter ideia que este dado é relevante, uma vez que 444 mulheres candidatas às vereadoras e prefeitas no Rio Grande do Norte se declararam donas de casa.
Nesse universo, as mulheres ocupadas dedicaram 7,8 horas a mais do que os homens nas atividades domésticas. Entre as não ocupadas, as famosas donas de casa, a diferença salta para 11,2 horas.
Esses são os dados demográficos sobre os candidatos para as Eleições 2020. Agora vem a seguinte pergunta: Você se sente representado?