Onde doar leite materno no RN: bancos precisam de doação

Onde doar leite materno no RN: bancos precisam de doação

Compartilhe:

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) enviou uma nota falando sobre doar leite materno no RN, visto que os bancos dos principais hospitais do estado estão em falta. Por isso, eles convocam mães na fase da amamentação possam doar leite para aqueles bebês que mais precisam.

“Com a chegada do verão, o estoque dos bancos de leite do Rio Grande do Norte está em níveis criticos. O déficit acaba prejudicando recém-nascidos que necessitam do leite materno para seu crescimento e desenvolvimento saudável”, disse a Sesap em comunicado à imprensa. 

Maternidade de Santa Catarina com estoque mais baixo

A Maternidade de Santa Catarina, que fica na zona Norte de Natal, está precisando urgentemente de doação de leite. Além disso, cada litro pode atender até 10 recém-nascidos. De acordo com a Rede de Bancos de Leite Humano- RBLH qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde Pública convoca as mulheres aptas para doação. “Doar leite é um ato que salva vidas de bebês que não puderam ser amamentados pelas mães. O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. Hoje o estoque mais baixo é o do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, o Santa Catarina”, disse Angélica Domingos, nutricionista e membro da equipe técnica da saúde da criança e aleitamento materno da Sesap.

Cartaz da campanha da Sesap

Doar leite materno no RN em 2022

Em 2022, no Rio Grande do Norte 3.763 mulheres realizaram doações de leite materno e 8.156 recém-nascidos beneficiaram com as doações. Esses números apresentaram, todavia, uma queda considerável.

Você pode ler também:  Quer um álbum fotográfico? Doe alimentos na quarentena

Atualmente, o Rio Grande do Norte conta com 06 bancos de leite humano e 03 postos de coleta, aptos a receber doações de leite materno. As doações realizadas nos postos de coleta são enviadas para enviadas para os bancos de leite para processamento. 


Confira quais locais é possível doar leite materno no RN: 

Para quem quer doar para o Santa Catarina, ligue para (84) 9989-4808. Outros hospitais do estado, contudo, também precisam de doação, confira a lista a seguir:


Bancos de Leite Humano 

Maternidade Escola Januário Cicco – Natal
Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) – Natal
Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital do Santa Catarina) – Natal
Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró 
Hospital do Seridó – Caicó
Hospital Maternidade Divino Amor – Parnamirim


Postos de coleta 

Confira, portanto, os pontos de coleta no RN:

Maternidade Dr. Leide Morais – Natal
Maternidade Almeida Castro – Mossoró
Hospital Universitário Ana Bezerra – Santa Cruz

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí