Anda meio esquecido, mas é festa de Santos Reis

Anda meio esquecido, mas é festa de Santos Reis

Compartilhe:

O dia da festa de Santos Reis é marcado no dia 06 de janeiro e celebra o fim das festas natalinas, quando se inicia o período de transição entre o Tempo de Natal para o Tempo Comum. É como se decretasse o início do fim do ano oficialmente e as atividades que estavam em recesso finalmente acabara. No entanto, as pessoas estavam esquecidas da importância da data, como dizia o Tim Maia?

O Brechando resolveu saber mais da tradicional festa de Santos Reis em Natal, no bairro de mesmo nome, na zona Leste da capital potiguar.

Igreja de Santos Reis (Fotos: Lara Paiva)

Feriado em Natal

Uma das peculiaridades é saber que o dia 06 de janeiro é feriado em Natal. Não é por menos, pois a cidade surgiu a partir de uma Fortaleza que recebeu o nome de Reis Magos porque a sua construção se iniciou em 06 de janeiro de 1598.

A medida que a cidade foi crescendo, no bairro próximo das Rocas e Ribeira, surgiram pessoas morando próximo ao Forte e logo veio o bairro de Santos Reis. Estes três lugares são tão próximos que é normal se confundir ou as correspondências não saberem onde fica cada lugar.

E isto fez com que o pessoal em peso se reunisse no Santuário de Santos Reis, que fica bem na fronteira dos três bairros.

A festa

A festa começou como uma missa com direito a procissão para celebrar Belchior, Baltazar e Gaspar ter reconhecido a chegada do Messias, o Jesus Cristo. A missa teve entrega de flores aos fiéis, queima de fogos e muitas palmas para aqueles que entregaram ouro, mirra e incenso.

Após a parte religiosa entre os fiéis, começou a parte da diversão, no qual a criançada estava animadíssima para brincar no Minhocão, nas Xícaras que giram, jogos de tiro e entre outras brincadeiras que eram comuns em quermesses.

Você pode ler também:  Dia que o ABC ficou fazendo tour mundial

Não podemos esquecer das tradicionais comidas, que tinha aquele espetinho tradicional com vinagrete e farofa, pastel, uma pizza feita na hora. Sem contar os doces, que tinha maçã do amor, pipoca doce, crepe de chocolate e outras guloseimas.

A festa de Santos Reis estava divertida tanto para adultos como também para as crianças. Era um evento em família, onde reunia a tradição e a modernidade no mesmo espaço. Um verdadeiro ponto de encontro para os amigos se divertirem, famílias se reunirem para trocar prosa, famílias sentadas nas calçadas para conversar e tudo estava fluindo bem. Os outros bairros podem esquecer, mas os habitantes da ZL não esqueceram de jeito nenhum.

Pastoril

Por falar em tradição, a festa teve várias atividades folclóricas relacionadas ao dia de que Baltazar, Belchior e Gaspar conheceram o Menino Jesus. No dia 06 de janeiro foi o momento do Pastoril, que vou explicar rapidamente o que é no próximo parágrafo.

Um grupo de moças se apresenta que está representando cada elemento que representam os elementos que acompanharam o nascimento de Jesus Cristo. O surgimento desta manifestação cultural data da terceira década do século XIII. No começo, era apenas a apresentação teatral do nascimento de Jesus. Com o passar do tempo, seguiram-se duas linhas: a religiosa e a profana.

Festa de Santos Reis

Seus principais personagens são a Mestra, a Contramestra, Diana, a Camponesa, Belo Anjo, a Borboleta, o Pastor, o velho e as pastoras. Dois partidos vestidos de cores diferentes, dois cordões disputam as honras de louvar Jesus Menino.

As moças dançaram bastante e animou desde os mais jovens até os velhos, que não paravam de cantar as tradicionais canções.

A festa terminou com o tradicional Circuito Musical e deixando mais curiosidade para 2024.

Você pode ler também:  Evento de fotografia raiz no Mercado da Fotografia para ensinar pinhole e câmara escura

Parque

A parte mais importante da festa, para alguns foi o Parque de Diversão, que a galera fazia filas para comprar os ingressos para adentrar aos brinquedos, sem medo de como estava a qualidade das máquinas, e ousando até ir outras vezes.

E não importava se o Homem-Aranha parecesse o Superman, se a barca tinha a cara do Arnold Schwarzenegger (pesquisei no Google para acertar o nome do homem) ou o Ursinho Pooh parecia que estava fumando maconha, o importante era se divertir.

Na barca a galera estava gritando de forma eufórica, as crianças não paravam de sorrir no pula-pula, os pais guardavam momento daqueles que rodavam nos carrinhos ou protegiam seus filhos nos brinquedos radicais, guardando bons momentos em suas respectivas memórias.

Álbum de fotos

Selecionei, portanto, algumas fotografias, para mostrar como foi bonita a festa para ninguém mais esquecer. Confira, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí