O que significa o nome Caicó

O que significa o nome Caicó

Compartilhe:

Pouca gente sabe o que significa o nome Caicó, que é uma das maiores cidades do Rio Grande do Norte e tem quase 70 mil habitantes. Além disso, tem o 5º melhor Índice de Desenvolvimento Humano, a famosa sigla IDH. Mas, você sobe o seu nome?

Por isso, o Brechando foi atrás para saber um pouco mais do batismo deste nome, cuja escrita original é Queicó.  

A cidade surgiu em torno de uma base militar e também de pessoas para a criação de gado. Em 1700, surgiu o Arraial de Queiquó. E, após 30 anos, elevou-se para povoado. Mas, por um tempo, recebeu o nome de Vila Nova do Príncipe, em homenagem ao Dom João VI. Em 1868, surgiu a Cidade do Príncipe e posteriormente para Cidade do Seridó. Mas, em 7 de julho de 1890, voltou para Caicó, com objetivo de eliminar as marcas do Império pelos republicanos.

Agora, vamos falar a origem do seu nome.

Uma de suas teorias

Não se sabe ao certo a origem do nome de Caicó, somente sabe que tem ligação com os primeiros habitantes da região. A tribo Caicó vinha da família indígena dos Cariris, que alguns especialistas apontam que o significado é “macaco esfolado”, nome que eles davam aos inimigos. Outros dizem ser mato ralo, por conta da geografia da região.

Ainda tem outras teorias sobre o que significa Caicó

As teorias não param por aí, uma vez que o pesquisador Olavo de Medeiros Filho traz relação com uma ave comum da região que comia as serpentes próximo da casa-forte de cuó (base militar dos colonizadores que falamos acima) e do rio Acauã. Como resultado, as palavras “acauã” e “cuó” seriam sinônimos, a primeira forma em tupi e a segunda em tarairiu e ambas as formas designavam o pássaro que dava nome ao rio e à região. Considerando a partícula “quei” como sendo “rio”, rio Acauã seria o mesmo que “Queicuó”, posteriormente Caicó.

Você pode ler também:  RN tem Pau Grande

Outra versão é defendida por Câmara Cascudo, que refere sua gênese a partir dos termos “Acauã” e “Cuó”, que servem à designação de acidentes geográficos (rio e serra, respectivamente). “Acauã” pertence à língua Tupi e “Cuó”, ao dialeto dos tapuias e tarairius. Tais tribos ainda identificavam o rio pelo termo “quei”, o que sugere que Caicó seja uma corruptela de “Queicuó”, o mesmo que rio do Cuó.

 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí