Compartilhe:

Nas eleições 2022, o RN terá eleições fora de época

As eleições gerais de 2022 finalmente vão terminar no próximo domingo (30), onde vamos decidir finalmente quem será o próximo Presidente da República. Mas, no Rio Grande do Norte tem cidades que vão eleger os seus novos prefeitos, uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu a chapa dos prefeitos vencedores. As cidades que terão o pleito são Canguaretama e Pedro Velho, que ficam na região Agreste do Estado e são cidades vizinhas. Mas, o porquê chegou a este ponto? 

Canguaretama e Pedro Velho

Canguaretama

O prefeito Wellinson Ribeiro e sua vice, Maria de Fátima Moreira, em setembro deste ano, foi considerado inelegível após condenado criminalmente na Justiça Federal contra a fé pública. Logo, ele se encaixa na conhecida Lei da Ficha Limpa. O pedido veio pelo diretório municipal do PDT,  oposição do ex-prefeito. 

Em 2021, o prefeito foi preso pela Polícia Federal. Na época ele foi condenado na Justiça Federal por desviar recursos federais e ocultar documentos de programas de educação, dando um prejuízo de mais de 1 milhão de reais. 

Nas eleições de 2020, Wellinson ganhou com 48,82% dos votos. Ao todo, foram 9.046 votos recebidos.

Pedro Velho

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fixou em agosto deste ano novas eleições para Pedro Velho, cidade vizinha à Canguaretama. O motivo seria a cassação do mandato da prefeita Dejerlane Macedo e Inácio Rafael da Costa, acusados por abuso de poder político. A denúncia apontou que o município realizou contratações irregulares. 

O processo da cassação de Djerlane aconterce desde 2021 e atualmente a cidade está sendo governada por um prefeito interino.  As eleições estão previstas para acontecer neste domingo (30). 

Você pode ler também:  Além de mais risco de Covid-19, mais de 80% empregadas domésticas do RN não tem carteira assinada

Foi relatado que em 2020, ano eleitoral em que concorriam para reeleição, os gestores realizaram contratações temporárias para a esfera municipal com fins eleitorais.

Tanto em Canguaretama quanto em Pedro Velho, as eleições vão acontecer no dia 27 de novembro. Neste mês foram decididos quais seriam os candidatos que concorreriam o pleito, com direito a convenção dos partidos.

Eleições 2022

Últimos posts