Patrick trabalha numa Orquestra em Natal 

Patrick trabalha numa Orquestra em Natal 

Compartilhe:

Muitos que desejam trabalhar com música já ouviram dos pais que isso não dá fruto. Além disso, sugeriam que os filhos fizessem os cursos mais tradicionais, como medicina e direito. Mas, o cearense Patrick Sena saiu dessa zona de conforto. Hoje, ele é membro da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) tocando contrabaixo.

De acordo com o músico, que também toca numa banda de rock, a música erudita veio primeiro na sua vida, visto que escutou sempre  música clássica e posteriormente veio outros estilos.

Patrick Orquestra

“Através da música clássica o Rock recebeu influências, por se tratar de um estilo musical influenciado por Blues, Country e R and B, meio que absorveu muita coisa desde sua criação até hoje e ainda vai se fundindo com vários estilos”, disse.

Patrick Sena

Patrick estuda contrabaixo desde 200C, quando ainda morava em Fortaleza. Mas, ele já tinha conhecimento do instrumento anteriormente por tocar nas bandas de punk e hardcore da cidade.

“Como era autodidata no baixo elétrico, a galera sempre me falava: ‘Man, vai estudar música, você te potencial para coisa!’. Um me levou para assistir uma palestra sobre os cursos de instrumentos de orquestra, acabei ficando em dúvida entre tocar viola ou contrabaixo acústico. Bom, fiquei com o grandalhão do baixo acústico até hoje (risos)”, contou Patrick. Ainda mais alegou que fazer faculdade de música e trabalhar na área sempre foi a sua primeira opção.

Mas, como é o preparo de Patrick para trabalhar na Orquestra

O Patrick listou para o Brechando o que fazer até chegar no objetivo de ser um músico da Orquestra Sinfônica.

1. Amar tocar um instrumento. 2. Gostar de trabalho em conjunto 3. Ter um bom instrumento 4. Tempo para estudo individual 5. Tempo para escuta de repertório.

“Na Orquestra tem os naipes das Cordas, (violino viola violoncelo e contrabaixo), Madeiras, (flauta, oboé, fagote, clarinete e etc.), Metais (trombone, trompa, tuba, trompete etc.) e Percussões (bateria, teclas, tímpano etc.)”. E complementou sobre o estudo de repertório:  “Vai ser de grande utilidade no processo de concursos de admissão em orquestras aqui no Brasil ou dependendo do nível do aluno fora do País”, disse.

Você pode ler também:  Sexta haverá uma mostra de filmes de terror potiguar

Patrick também recomenda fazer um curso superior em instrumento em um conservatório ou universidade que disponha do serviço, durante o curso ter um foco em repertório orquestral. Sem contar que ele contou um pouco de como funciona a rotina de trabalhar na orquestra.

Patrick Orquestra
Patrick em um de seus trabalhos (Todas as fotos pegamos no Instagram)

“Na orquestra em que trabalho, o clima é super agradável, e melhor ainda dentro do naipe de contrabaixos o qual já faço parte desde 2017, ainda não sou membro efetivo da orquestra, pois para ocupar a vaga definitivamente tem que ser feito um concurso público. Tenho foco em continuar trabalhando com a OSRN por se tratar de uma orquestra com um ambiente muito agradável para o fazer musical”, comentou.

E não é só ensaiar e tocar no dia do concerto, existe toda uma preparação. De manhã, o Patrick escuta álbuns e podcasts favoritos em uma plataforma de streamings. Os ensaios geralmente acontecem no período da tarde e a noite é o momento ideal para fazer os seus estudos. “Estudar técnica do instrumento é muito necessário para manter a qualidade musical.”, explicou.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...