Compartilhe:

Nas eleições 2022 no RN trazemos a história das urnas no pleito eleitoral

Para o especial de reportagem sobre eleições de 2022 precisa-se contar a história das urnas nas votações brasileiras. Isto é um assunto pertinente, principalmente neste pleito onde se discute sobre o seu uso.

Sem contar que vão entrar em debate sobre o grau de confiança das urnas eletrônicas. Militantes mais conservadores contestaram nos últimos  anos sobre a veracidade, chegando, inclusive, a pedir a volta do voto impresso.

Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu que as urnas são confiáveis e sem  contar que utilizam sistema Linux, que garante a dificuldade de não haver um ataque hacker.  Em 2022, completa 26 anos que o Brasil utiliza este modelo de votação, uma vez que agiliza  a apuração de votos e sabemos os eleitos em menos de 24 horas.

Sem contar que a monitoração se realiza praticamente em tempo real.

Mas, antes, vamos mostrar a linha do tempo das urnas até chegar ao formato atual, que  praticamente será a mesma que usaram em 2020.  

Eleições 2022 RN Urnas

Como serão as urnas nas eleições 2022 no RN, leia para saber

De acordo com o portal G1, O Rio Grande do Norte recebeu em fevereiro, paras as eleições  2022, 1.300 novas urnas eletrônicas.

Além disso, mais 2.296 unidades chegaram ao estado no primeiro semestre.

Elas são do modelo 2020, uma vez que apresentam novidades em comparação com o modelo  anterior, de 2015.

Para as eleições 2022 no RN as urnas terão os seguintes equipamentos:

  • Terminal dos mesários, que apresenta agora tela LCD totalmente gráfica, sem teclado  físico e superfície sensível ao toque.
  • Processador do tipo System on a Chip (SOC), tornando a urna 18 vezes mais rápida  que o modelo 2015.
  • Nova bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato que exige menos custos de manutenção. 
  • O novo modelo também conta com várias funcionalidades, em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para pessoas com deficiência auditiva.
Você pode ler também:  Morre a Viúva de Ielmo Marinho

A sintetização de voz foi aprimorada para as eleições de 2022. Agora também serão falados  os nomes de suplentes e vices e será possível cadastrar um nome fonético. Também será  incluída uma apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais  cargos estão em votação.

Os novos equipamentos vão representar um pouco mais de 40% do parque de urnas do TRE RN.

Calma, vai ter mais matéria sobre as Eleições 2022 no RN

Esta foi a primeira leva de uma série de reportagens sobre as eleições, fique por dentro do Brechando e acompanhe todas as novidades. 

Eleições 2022

Últimos posts

Pedro Fiúza, potiguar está no festival “É tudo verdade”

Filme do Pedro Fiúza chega ao festival É Tudo Verdade,...

Você pode ler também:  Prefeitura toda decorada para o Natal
Read More