Compartilhe:

Eleições 2022: o que o Governador ou Governadora do RN pode ou não pode fazer

Voltamos para a série de reportagem sobre as Eleições 2022 no RN que falaremos agora sobre o Governador. Este é um dos cargos do Executivo que serão escolhidos para administrar o Rio Grande do Norte entre 01 de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024. Embora pareça que está no governo seja sinônimo de ser “dono” do pedaço de terra, ele está mais para a função de administrador. Quer dizer, ele não deve agir como um rei ou rainha do Antigo Regime Absolutista. 

Por isso, montamos um infográfico para mostrar o que pode e não pode fazer um governador do RN. 

Eleições 2022 RN Governador

Quem é está na governadoria do RN

Eleições 2022 RN Governador

A atual governadora é Fátima Bezerra, que nasceu no estado da Paraíba, no dia 19 de maio de 1955. Na adolescência se mudou para Natal e em 1980 se formou em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, se tornou professora da rede pública e rapidamente entrou na militância, inclusive no sindicato dos professores. Seu primeiro cargo público foi como deputada estadual, onde atual de 1994 a 2002. Depois, se tornou deputada federal, onde atuou até 2015, quando se elegeu para Senadora. 

Embora tenha tentado várias vezes o cargo de prefeita de Natal, se elegeu em 2018 como governadora, derrotando o então governador Robinson Faria, que ficou na terceira colocação. No segundo turno, foi eleita governadora do Estado com a soma de 1 022 910 (57,60% dos votos válidos), tornando-se a detentora da maior votação dentre todos os governadores eleitos na história do Rio Grande do Norte. Uma das curiosidades foi a única mulher a ser eleita governadora no pleito de 2018. 

Você pode ler também:  De onde veio a expressão “Pinta”?

Suas ações se destacam a política a favor da população LGBT, transformação da UERN em uma autarquia estadual, o pagamento dos salários atrasados, e instaurou um comitê para organizar as vacinas de Covid-19 e monitorara doença. 

 

Um vídeo para explicar curiosidades sobre o Governo no RN

A primeira eleição democrática para o governo aconteceu em 1982, quando o então prefeito de Natal, José Agripino Maia, foi eleito. Então, são mais de 40 anos que elegemos através do voto quem representa o estado. Por isso, fizemos um vídeo para explicar mais sobre o assunto.

Nas eleições 2022 você precisa saber o que faz um Governador no RN. Por isso, dê o play no vídeo a seguir:

Uma linha do tempo das urnas eletrônicas para 2022

No próximo texto vamos falar sobre a urna, motivo de questionamento para alguns políticos sobre a sua funcionalidade. Acompanhe, portanto, nosso especial de Eleições 2022 no RN e vamos fazer mais matérias sobre o assunto. 

Eleições 2022

Últimos posts

Pole na Praia

Me apresentei no Pole Dance na praia

Um artigo bem jornalismo gonzo tradicional no Brechando para falar...

Você pode ler também:  Eco Praça: Dando um rolé na Pinacoteca em pleno domingo
Read More