RN apresenta redução de menos 100 hectares da Mata Atlântica

RN apresenta redução de menos 100 hectares da Mata Atlântica

Compartilhe:

O dia 27 de maio celebra-se o dia da Mata Atlântica. A principal finalidade da data é criar campanha de conscientização do bioma que é comum no litoral brasileiro e tem alguns resquícios no Rio Grande do Norte. Um fato interessante, segundo o Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA), é que em 2017 RN conseguiu o desmatamento zero do bioma.

A Mata Atlântica está presente em 17 estados e 15% do território brasileiros, além de representar 80 por cento do produto interno bruto. Além disso, 72% da população brasileira reside nos locais onde tem a Mata Atlântica. Atualmente, na Mata Atlântica existem 2.595 unidades de conservação protegendo cerca de 17,3 milhões de hectares.

Desmatamento zero? Calma aí!

Uma das principais reservas de Mata Atlântica no Rio Grande do Norte é o Parque das Dunas, considerado o maior parque urbano do país sobre dunas. Com cerca de 1.170 hectares, o local abriga mais de 250 espécies de plantas e animais. Ao mesmo tempo, tem a APA de Jenipabu, Mata Estrela, Porto do Mangue e entre outras unidades de preservação.

Além do parque, o RN ainda conserva outros remanescentes do bioma, como a Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras, que possui 290.88 hectares de Mata Atlântica, e a APA Piquiri-una que abrange cinco municípios da região agreste do estado.

Apesar de os números nacionais apontarem o desflorestamento de 291 km² do bioma no período de estudo, o Rio Grande do Norte, de acordo com a Semarh, apresentou apenas seis hectares de Mata degradados, quando o limite para estar no nível de desmatamento zero é de 100 hectares.

A Secretaria ressalta que o dado positivo é reflexo do maior controle ambiental. Além disso, outros fatores que garantiram o desmatamento zero neste período foram a observância e o cumprimento da Lei 11.428 da Mata Atlântica e o apoio aos municípios, principalmente no que diz respeito ao licenciamento, monitoramento e fiscalização ambientais.

Tem algum dado mais atual?

A Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica divulga anualmente o seu relatório, com base em registros de satélites e mapeamento pelos membros da equipe. Sim, no qual ainda comprova o bom resultado do RN na preservação da Mata Atlântica.

O estado potiguar tem 5.281.123 de área territorial, no qual  12.172 são de Mata Atlântica nativa. Ou seja, 3,5% do RN apresenta o bioma. Além disso, entre o ano de 2018-2019, o RN registrou nenhum hectare derrubado em comparação ao período anterior a última pesquisa.

Entre 2017-2018, os estados alagoano e potiguares apresentaram um resultado satisfatório. Alagoas havia registrado 8 hectares de desmatamento, enquanto o Rio Grande do Norte teve 13 hectares.

De acordo com a ONG, estados de Paraná, Minas Gerais, e Bahia lideram o ranking de desmatamento, registrando aumento de 35%, 47% e 78% respectivamente, comparados ao período anterior. Minas Gerais perdeu quase 5 mil hectares de floresta nativa; Bahia 3.532; e o Paraná 2.767 hectares. Além disso, a situação só não piorou por causa de ações como a Operação Mata Atlântica em Pé, realizada pelos Ministérios Públicos de 17 estados.

Falamos sobre Pau-Brasil

No começo do mês, nós falamos sobre o Pau-Brasil e a quantidade desta árvore no Rio Grande do Norte, que é um símbolo da Mata Atlântica. Para conferir a matéria, clique, portanto, aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí