Pau-Brasil

Infográfico para falar sobre a quantidade de Pau-Brasil

brechadas
Compartilhe:

O dia 03 de maio é considerado, inicialmente, como o dia do Pau Brasil, árvore que foi um dos motivos dos portugueses a ocupar o território brasileiro. O motivo seria a seiva da árvore que apresentava uma coloração vermelha e ideal para tingir tecidos utilizados pela aristocracia europeia. Hoje, o que era uma árvore bastante comum virou o sinônimo de raridade. 

Foi por causa desta árvore que o país se chama Brasil

Segundo alguns estudiosos, a palavra “brasil” deriva do francês brésil. Além disso, deriva do toscano verzino, nome da madeira utilizada na tinturaria na Itália. Verzino, por sua vez, deriva do árabe wars, que designa uma planta tintória do Iêmen.

Uma segunda versão

Outra versão aponta, por conseguinte, que a palavra se origina do português Brasa, ou abrasado, devido à tonalidade avermelhada da madeira. Paubrasilia é o gênero da árvore.

Pau Brasil no Rio Grande do Norte

Nativo das florestas tropicais, em especial no trecho da Mata Atlântica que vai do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro, o pau-brasil diminuiu a sua quantidade de forma expressiva durante os séculos XVI, XVII e XVIII. 

Um dos resquícios da Mata Atlântica no Rio Grande do Norte conhecido é o Parque das Dunas, que fica no coração da capital potiguar. Surgiu primeiramente em 1977 com a finalidade de ser uma área de conservação, inclusive tem o reconhecimento da Unesco como parte da reserva de biosfera de Mata Atlântica brasileira. A área pública do parque, com cerca de 7 hectares, é chamada de “Bosque dos Namorados”. Dispõe de uma Biblioteca, um Centro de Pesquisas, uma Sala de Exposições, um Parque Infantil, viveiros e ainda mais há um lago artificial.

Além disso, tanto que o nome do anfiteatro do Parque das Dunas se chama Pau-Brasil em homenagem à arvore nativa e tem alguns pés em volta do bosque. 

A seguir, montamos um infográfico para explicar a quantidade da árvore no Rio Grande do Norte. Veja, portanto, a seguir:

Pau-Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.