Fotos de Mãe Luiza na década de 40 e 50

Fotos de Mãe Luiza na década de 40 e 50

Compartilhe:

Primeiramente você percebe algumas mudanças do que hoje chamamos de Mãe Luíza. Achamos cinco fotografias de como era Mãe Luiza nos anos 40 e 50, algumas são antes da chegada do farol de mesmo nome e outra quando o monumento tinha sido recentemente inaugurado.

Sem contar que é um pouco de como era o que seria o futuro bairro, que surgiu por um grupo de pescadores em cima de uma duna. Desde o começo o local era visto como preconceito conforme falamos numa matéria anteriormente. Dá pra ver que os carros e as casas eram totalmente diferentes do que vemos hoje os carros diferentes e muitas casas eram de taipa.

Peguei essas imagens no grupo Fatos e Fotos Natal das antigas no Facebook.

Confira as fotos, portanto, a seguir:

Origem do bairro de Mãe Luiza

No início do século 20, um grupo de pessoas começaram a criar residências em volta do terreno do Ministério da Guerra, chamado de Mãe Luíza. As casas eram improvisadas e o local inicialmente era de difícil acesso, uma vez que ficara perto de dunas e estava próximo dos novos bairros de elite, como Tirol e Petrópolis. As primeiras casas ficavam próximas da praia.

Já o Farol surgiu apenas em 1949 e sua primeira estrada em direção ao morro apenas em 1951, com a inauguração do monumento. No entanto, mais casas surgiram ao seu redor, causando espanto na elite da época. Muitos eram agricultores e pescadores, muitos deles vindos de outras cidades para buscar melhores condições em Natal.

Afinal, por que recebe este nome? Este é o resultado do post.

Homenagem a uma parteira chamada Mãe Luiza mesmo?

A história da parteira nunca foi oficializada. No entanto, a história tem origem dos antigos moradores e apresenta várias versões. Seu nome é Joana Luíza Pirangi, uma parteira que atendia em vários lugares de Natal. Outros, porém, alguns relatam contam ser uma lavadeira prestadora de serviços do Exército, uma vez que o terreno de Mãe Luíza pertencia inicialmente às Forças Armadas.

Você pode ler também:  Qual bairro de Natal mais afastado do Centro ?

Portanto, não se sabe quem foi a Luíza de verdade, apenas suposições.

Quando foi considerado bairro

A regularização do loteamento aconteceu no ano de 51, quando entidades brigaram pela regularização, embora muitos queriam expulsar os moradores, alegando estarem invadindo um terreno público, mas, na verdade, estavam ocupando espaços que não demarcados e muito menos utilizados. Já falamos aqui a diferença entre ocupação e invasão.

Apesar deste grande espaço, a Prefeitura do Natal só considerou Mãe Luíza como bairro apenas sete anos depois.

A definição de bairro se deu pela Lei nº. 794, de 23 de janeiro de 1958, sancionada pelo Prefeito Djalma Maranhão, teve seus limites redefinidos pela Lei nº. 4.330, de 05 de abril de 1993, oficializada quando da sua publicação no Diário Oficial do Estado em 07 de setembro de 1994.

Por falar em Djalma Maranhão, o mesmo utilizou Mãe Luíza para realizar um dos projetos de alfabetização mais inovadores, o “De Pé No Chão Também se Aprende a Ler”, no qual contamos a história aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí