Mãe Luíza tem uma bela área de lazer projetada por europeus

Mãe Luíza tem uma bela área de lazer projetada por europeus

Compartilhe:

Quando participei de uma ação de “Aos olhos do farol“, eu conheci um espaço bacana. É moderno e tem uma ampla área de lazer aos moradores de Mãe Luíza. Estou falando da Arena do Morro, que fica na esquina do Farol de Mãe Luíza, e tem uma das belas paisagens das praias urbanas de Natal.

O projeto tem a autoria da empresa “Herzog & de Meuron”, que fica na Suíça e o foco é realizar eventualmente projetos voltados para educação e cultura. Além da Arena do Morro, eles recentemente construíram o Centro de Descoberta, do laboratório AstraZeneca, na Inglaterra.

A ideia de construir a Arena veio em 2009 pelo Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição, que entrou em contato com os suíços, cuja ideia inicial era criar um complexo de edificações até a parte da praia para estimular oportunidades aos jovens do bairro, que ainda se encontram a margem da sociedade.

Antes do espaço, havia um ginásio com uma quadra de cimento envolvida por pilares e treliças, sem cobertura nem paredes, fazendo com que as pessoas não pudessem praticar exercícios físicos em dias de chuva.

A Arena do Morro, no entanto, ficou pronta apenas em 2014.

Estrutura da Arena do Morro

A intenção dos europeus não era simplesmente cobrir o ginásio. Mas, criar uma cobertura que pudesse trazer um novo sentido aos moradores, mas mantendo as qualidades físicas e típicas da região. Por isso, eles escolheram um piso de granilite e as arquibancadas são curvas para respeitar o nível do terreno. Além disso, eles construíram salas multifuncionais, com o objetivo de fornecer aulas de dança ou armazenar artigos para quadra.

Você pode ler também:  Escada de Mãe Luíza foi inaugurada

Há uma única parede independente, de forma ondulada. Ela liga o contorno das arquibancadas em volta da quadra e as curvas dos volumes circulares que abrigam as áreas mais privadas. Esses elementos circulares salientam o caráter coletivo desses espaços e suas atividades.

A cobertura é feita de telhas de alumínio com ondulação, como se fossem uma pilha de painéis soltos. Eles ajudam não só na iluminação, mas também permite a privacidade, ventilado pela brisa do mar e a iluminação do local.

“A cobertura e a parede tornam-se membranas translúcidas e permeáveis que permitem que a brisa fresca do mar penetre e que o ar quente escape do edifício. Ao mesmo tempo filtrando a luz natural e animando todo o edifício num jogo de luz e sombra. De noite, o efeito é inverso, e o edifício se transforma numa lanterna gigante, brilhando e revelando as atividades internas”, disse o representante da empresa para revista britânica “Archdaily“.

Vocês sabiam deste lugar? Deixe aqui o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Mãe Luíza tem uma bela área de lazer projetada por europeus”

  1. Um amigo meu foi tradutor de um dos arquitetos, na vinda dele para o Brasil. Esse meu amigo é arquiteto tbm, e fala inglês. Ele foi chamado para substituir o tradutor “oficial” que não pôde participar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí