Lojas Brasileiras x Riachuelo: Quem inaugurou a primeira escada rolante em Natal?

Lojas Brasileiras x Riachuelo: Quem inaugurou a primeira escada rolante em Natal?

Compartilhe:

Uma das lendas mais famosas de Natal que esta escada acima foi a primeira escada rolante. Antes de ser a Marisa de Cidade Alta, o comércio era Lojas Brasileiras. Conhecida também pela sigla de Lobrás. Além disso, a escada levava os clientes ao primeiro andar, que tinha uma lanchonete. Para sair, no entanto, precisava descer pela escada.

Hoje, a escada rolante ainda funciona, mas a entrada é apenas para funcionários da Marisa, uma vez que fica o estoque das roupas e acessórios em venda. E será que foi mesmo?

Mais uma vez procuramos o acervo do Diário de Natal

Pesquisando o termo “escada rolante”, achamos uma matéria de 05 de outubro de 1977, que fala sobre este acontecimento. Quem mencionou, primeiramente, foi o jornalista Cassiano Arruda Câmara, que definiu que a escada em questão traria progresso não só para loja que iria se transformar em uma galeria, mas também para Natal.

Depois, outras lojas começaram a aderir ao equipamento, como a Galvão Mesquita. De acordo com a coluna de Cassiano Arruda Câmara, a loja foi instalada no dia 16 de novembro, um dia depois do feriado da Proclamação da República, mas sem a escada. Em 1979, Nevaldo Rocha tinha anunciado que iria abrir uma Riachuelo na rua João Pessoa e iria ter a primeira escada rolante na cidade.

Quem ganhou essa batalha?

A batalha foi ganha pelas Lojas Brasileiras que inaugurou a sua lanchonete em 1980, um ano após o anúncio à imprensa. O momento da escada rolante chamou tanta atenção, que o pessoal iria para as Lojas Brasileiras apenas para subir, como se fosse um brinquedo de parque de Diversões.

Por isso, era muito comum ouvir dos parentes que eles correram para o centro para saber como era subir numa escada rolante, no qual alguns até admitiram de ficar com medo de subir ou cair enquanto colocava o pé na estrutura.

Você pode ler também:  Guararapes e as empresas com nomes de guerra

A escada da Riachuelo, no entanto, instalaram apenas em 1981.

Sobre as Lojas Brasileiras

 Numa época que shoppings só existiam em São Paulo e Rio de Janeiro, as Lojas Brasileiras chegou na capital potiguar, na década de 60 e 70, com uma escada rolante, devido ao prédio ter dois andares, no qual não precisava subir a escada com as próprias pernas ou pegar um elevador.

Isto chamou muita atenção da população, uma vez que só existia Rio Center como loja de Departamento, porém o prédio não tinha escadas rolantes, apenas um elevador para ir num departamento para outro.

Todo mundo queria experimentar a esteira que fazia a função de escada, que surgiu em 1897, por Jesse Reno, nos Estados Unidos.

História da escada rolante

No Brasil, só começam a ser produzidas escadas rolantes em 1947 pela empresa Villares. Em 1951, essa mesma empresa assina um contrato com a prefeitura de São Paulo para fornecer escadas rolantes à Galeria Prestes Maia. Nessa época havia então, no Rio de Janeiro, a loja de departamento Sears instalou, por conseguinte, as primeiras escadas rolantes.

A Lojas Brasileiras também tinha como nome Lobras, A família Goldfarb fundou a empresa em São Paulo, no ano de 1944. Na capital potiguar, na mesma rua, onde ficava a Lobras, hoje é a Marisa. As lojas de departamento do Centro da cidade era um imenso shopping ao céu aberto, onde as pessoas tiravam o dia inteiro para fazer compras ou ir ao cinema.

Além da escada rolante, a Lobras tinha uma lanchonete, onde numa época que não existia Praça de Alimentação, as pessoas se reuniam para comer após andar por toda a loja, que tinha duas entradas: uma na Rua João Pessoa e outra na avenida Rio Branco.

Você pode ler também:  Afinal, a Riachuelo foi originada pela família Rocha?

Os comerciais da loja? Bem popularesco mesmo, era normal ver anúncios assim:

Encerrou as operações em 1999 após uma série de prejuízos que vinham ocorrendo desde 1996. Possuía 63 lojas espalhadas por vinte estados do Brasil.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí