Visão de uma espectadora em exposição virtual no Museu Câmara Cascudo

Visão de uma espectadora em exposição virtual no Museu Câmara Cascudo

Compartilhe:

Desde o início da pandemia da Covid-19, os eventos virtuais, que já tendiam a crescer com as inovações tecnológicas, ganham proporções ainda maiores. Com a finalidade de garantir maior segurança sanitária e o isolamento social, os museus fazem parte desse grupo. Como exemplo no Rio Grande do Norte há o Museu Câmara Cascudo (MCC), que tem feito algumas atividades por meio da internet.

Na última quinta-feira (20), o Museu Câmara Cascudo, em parceria com o Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou a exposição virtual “Caatinga em Foco: Biodiversidade, Ciência e Preservação”. A ação é resultado de um projeto de extensão, coordenado pela Professora titular do Departamento de Farmácia, Raquel Giordani. Além disso, participa a estudante do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, Letícia Godim e é financiado pelo edital de Museologia e Memória da Pró-reitoria de Extensão (Proex). 

Como foi visitar a exposição virtual no Museu Câmara Cascudo

A exposição oferece um ambiente virtual no qual o visitante pode conhecer o único bioma exclusivamente brasileiro, a floresta semi árida da Caatinga, que possui uma rica biodiversidade, fauna e flora pouco exploradas pela ciência. Além disso, o trabalho nos convida a uma jornada de aprendizado e estímulo à preservação. E, consequentemente, alerta para os riscos da desertificação, do desmatamento e da extinção de espécies na região. Traz também destaque para o potencial das pesquisas de produtos naturais com importância para a saúde humana.

Toda a apresentação é bastante interativa, com fotos, vídeos e ainda mais tem textos informativos dinâmicos.

Um dos principais pontos dessa exposição é o seu caráter interdisciplinar. Isso porque apresentam diferentes visões sobre a Caatinga: aspectos ecológicos, químicos e farmacêuticos. Essa gama de diferentes conhecimentos permite ao espectador uma experiência completa. 

Você pode ler também:  Músicas do RN tocadas em festas: escolhemos quatro

Além disso, o destaque ao papel da ciência e o estímulo aos visitantes para conhecer a trajetória de diversos cientistas brasileiros e estrangeiros que a ação traz também merecem, portanto, o destaque. Inclusive no contexto de negacionismo científico e de agravamento das queimadas no nosso País. Vale lembrar, inclusive, que a Caatinga é o bioma brasileiro com maior crescimento no número de queimadas em 2021 (até agosto do ano passado), de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Outra experiência na participação

Me chamou atenção a apresentação sobre a Selaginella convoluta, planta que popularmente conhecemos como Jericó. É possível acompanhar todas as etapas e processos da pesquisa farmacêutica sobre a planta, além de conhecer as substâncias extraídas dela que podem trazer benefícios à saúde. Também é apresentada a razão dessa plantinha ganhar o apelido de “planta da ressurreição”.

Além dos docentes e pesquisadores do projeto, a exposição contou com a participação de especialistas do Museu Câmara Cascudo nas áreas de museologia e educação e o apoio de professores do Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia, além de estudantes e pesquisadores das áreas de Arquitetura e Farmácia. 

Como ver a exposição

A exposição conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCT BioNat). As visitas virtuais estão disponíveis no site do MCC na internet. O endereço é o www.mcc.ufrn.br. Pelo computador, a recomendação é usar o navegador Google Chrome. Nos dispositivos móveis, ainda é possível baixar um aplicativo para garantir a experiência completa da visitação.

Dá uma olhada e, por fim, conta aqui o que você achou dessa exposição! 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí