Rotunda ajudou no desenvolvimento das Rocas e dos trens de Natal

Rotunda ajudou no desenvolvimento das Rocas e dos trens de Natal

Compartilhe:

O bairro das Rocas não é apenas uma comunidade do samba e também da pesca, mas também fala da história ferroviária da cidade. Lá fica o prédio onde fica uma antiga estação de trem de Natal, que hoje é sede do DNOCS, órgão federal responsável em criar medidas de combate à seca. 

De acordo com Adriano Medeiros, a história dos trens urbanos de Natal surgiu em 1906, quando inaugurou a Estação Central de Natal, que integrava um parque ferroviário com instalações da Inspetoria de Obras Contra as Secas (IFOCS) e depois a Estação Ferroviária Federal Sampaio Correia.  

Antes do DNOCS, foi utilizado como escola pública. Próximo existia uma Rotunda, espaço que os vagões de trens iriam para manutenção. Era lá que consertava os trens que saíam de Natal à Nova Cruz. 

O que é a Rotunda das Rocas?

Rotunda são depósitos de locomotivas de forma circular ou semicircular. Variam geralmente de prédios construídos em 90 graus até prédios totalmente circulares, uma vez que construídos em 360 graus. Além disso, a distribuição das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido na maioria das vezes manualmente. 

Estes giradores são trilhos que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos vão para uma baia que receberá a máquina.  Além disso, a cidade de Natal possui duas rotundas. Uma delas ainda está nas Rocas e demoliram a outra.  

Hoje é uma unidade do campus do IFRN de Cidade Alta

Hoje a Rotunda pertence ao IFRN que instalou uma unidade Rocas do campus Cidade Alta, no qual fornece aulas para os cursos técnicos integrados em Multimídia e Lazer e o curso de graduação em tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer. Ao todo a unidade vai atender a mais de 300 alunos regulares.

Você pode ler também:  Quem foi o Roberto Freire?

A obra terminou em 2016 e apresenta também parte do Museu do Trem de Natal, 11 salas de aula, refeitório para 120 alunos e setor médico. 

O investimento foi de R$ 5 milhões na obra de restauração da antiga Rotunda e na compra de novos equipamentos.

A Unidade Matriz fica, no entanto, na Avenida Rio Branco. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí