Uma casa modernista que caiu na Hermes da Fonseca

Uma casa modernista que caiu na Hermes da Fonseca

Compartilhe:

Quem anda pela avenida Hermes da Fonseca, em Petrópolis, do lado do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) reconhecerá esta casa. O seu jeito modernista chamara atenção com quem passava, tanto que a casa está no acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de fotos antigas de Natal.

Um outro ícone da arquitetura modernista que demoliu foi o Hotel Reis Magos, caso bastante visto na imprensa.

Além de ter sido por muitos anos uma casa residencial, o local foi sede da Comunidade Católica Shalom. Mas, estava a venda e teve que ser descaracterizada para evitar invasores.  Por isso, o Brechando resolveu mostrar uma linha do tempo para mostrar como está a casa agora.

Demolição aconteceu em 2020. Recentemente, no final de 2021, o terreno onde ficara a casa está em obra. Atualmente, ela se encontra assim:

Restando apenas um terreno

Em 2016, arquiteta mapeou as alterações de casas modernistas em Natal

A atividade faz parte do projeto “Ícones da Arquitetura Moderna“, uma pesquisa sobre a Arquitetura Moderna da cidade de Natal, mediante o enfoque em edifícios e moradias, alguns citados em publicações acerca da arquitetura modernista potiguar como também os que não figuram estas obras. Clique aqui para ler esta matéria.

Foram elencados ícones que representam o acervo local modernista, divididos nas seções Moradias e Edifícios. Para chegar aos ícones do nosso patrimônio moderno a partir de duas pesquisas.  Um dos trabalhos realizados no projeto de pesquisa foi o trabalho “Natal Cidade Sempre Nova”.  A intenção do projeto é mostrar o processo de alterações da arquitetura moderna que mudaram a partir dos anos 1980 não só em Natal, mas também em outras cidades.

Você pode ler também:  Potiguar Abraham Palatnik morre de Covid-19

A arquiteta Maria Heloísa Alves foi fotografar vários pontos da cidade como prédios públicos e casas residenciais que tinham um estilo arquitetônico modernistas, construídas até a metade do século XX e dentro das imagens mostrar o antes e depois dessas alterações.

Alguns dos prédios ainda sofreram algumas restaurações e mantém sua arquitetura igual quando originalmente foi construída, mas outras tiveram completamente uma alteração. Clique aqui, portanto, para ler esta matéria.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí