Artistas da reinauguração da Pinacoteca cancelam a exibição

Artistas da reinauguração da Pinacoteca cancelam a exibição

Compartilhe:

A exposição “Paisagens: diálogos contemporâneos” não vai abrir neste sábado (4), na Pinacoteca, após o impasse entre a FJA e a curadoria, que prometia unir uma ponte entre o acervo do Governo com os artistas contemporâneos. Seria uma exposição do acervo da Pinacoteca composto por cerca de 60 obras de artistas históricos como Newton Navarro, Maria do Santíssimo, Abraham Palatinik, Dorian Gray Caldas, Zaíra Caldas, além de artistas jovens convidados que ficará em cartaz até de abril de 2022.

O artista Everson de Andrade é um dos que teriam obras expostas e mostra a sua indignação:

Estou bem revoltado, uma vez que não é de hoje que acontece esse desrespeito com as artes visuais no estado. Esse é mais um cúmulo desses desrespeito. Veja, não digo que é o cúmulo, é mais um! Pois cada vez a gestão da FJA se supera na má gestão quando se trata de artes visuais. E agora chegamos ao momento no qual uma Pinacoteca será reinaugurada e a gestão garantiu 3 apresentações musicais e a Exposiçãode artes visuais foi quase que construída às pressas. Digo quase, visto que ela não chegou a ser construída. Faltaram as paredes. Leva-se a acreditar que a atual gestão de cultura do estado só se preocupou em realizar a exposição depois que foi veiculado as bandas e nada da exposição. Aí parece que a atual gestão de cultura lembrou que o estado tem artista visual.


A curadoria seria assinada por Sofia Bauchwitz, Sanzia Pinheiro e Diego Souza, sob a coordenação do artista visual João Natal, um dos responsáveis pelo Museu da Rampa.

Confira a nota na íntegra:

Comunicado sobre a exposição Paisagens: diálogos contemporâneos

Viemos a público comunicar a suspensão da exposição “Paisagens: diálogos contemporâneos”, sob a nossa curadoria, até então prevista para a reabertura da Pinacoteca, no próximo dia 04/12/21.

Desde o começo o propósito da curadoria, alinhado com a direção, foi o de pensar o acervo e promover um diálogo com a produção contemporânea. Infelizmente, por razões técnicas e estruturais, a exposição se tornou inviável no prazo e nas condições apresentadas, tanto para a curadoria quanto para os artistas convidados.

Isso posto, reafirmamos nosso comprometimento com os artistas e o seguimento das artes visuais, e tão logo a Pinacoteca disponha das condições adequadas para a realização de uma exposição, estaremos dispostos a realizar da melhor forma possível.


Diego Souza, Sanzia Pinheiro e Sofia Bauchwitz

Perfil denuncia que a reforma está inacabada

O fotógrafo e criador do Margem Hub, João Oliveira, denunciou em seu perfil que a Pinacoteca não está pronta e muito menos para receber o público.

https://www.instagram.com/p/CXB1M7GLnim/?utm_source=ig_web_copy_link



Os shows vão continuar

A reinauguração do prédio da Pinacoteca do Estado (antigo Palácio Potengi e sede do Governo) acontece neste sábado (4). O prédio fica no bairro de Cidade Alta e é administrado pela Fundação José Augusto (FJA).
A solenidade oficial de reinauguração será às 10h com a presença da governadora Fátima Bezerra, autoridades e convidados. A partir das 17h, em palco armado em frente ao prédio, nas proximidades da Praça 7 de Setembro, haverá um show com as bandas Skarimbó, Luísa e os Alquimistas e a Cordel do Fogo Encantado que retorna às atividades nesta apresentação.

Três atrações musicais celebram a reabertura do espaço a partir das 17h. Se apresentam os potiguares Skarimbó, Luísa e os Alquimistas e a banda pernambucana Cordel do Fogo Encantado. As apresentações serão realizadas em palco armado ao lado da Praça Sete de Setembro. A entrada será gratuita com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação de passaporte vacinal.

Sobre os shows falamos por aqui

Fundação José Augusto respondeu em nota

A Fundação José Augusto (FJA) emitiu uma nota dizendo que vão expor os trabalhos que estão no acervo da Pinacoteca e que a programação está prevista como planejado. Veja a nota na íntegra:

NOTA

A Fundação José Augusto (FJA) informa que será aberta neste sábado (4) na Pinacoteca do Estado uma mostra do acervo próprio do Governo do Estado composta por 60 obras de artistas históricos como como Newton Navarro, Maria do Santíssimo, Abraham Palatinik, Dorian Gray Caldas, Zaíra Caldas, entre outros.

A mostra do acervo da Pinacoteca prossegue aberta ao público, de terça a domingo no horário das 8h às 16h30.

O cancelamento da exposição “Diálogos Contemporâneos” foi motivado por questões técnicas explicada em comunicado pelos curadores.

Respeitamos a decisão de cancelamento da mostra, agradecemos o esforço e reafirmamos nosso diálogo sempre aberto com os artistas e fazedores de Cultura do RN.

Natal (RN), 3 de dezembro de 2021.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí