Clowns de Shakespeare cria intervenção artística via Whatsapp

Clowns de Shakespeare cria intervenção artística via Whatsapp

Compartilhe:

Uma das opções antes de ir ao show de Cordel do Fogo Encantado e Luísa e os Alquimistas é o novo espetáculo de Clowns de Shakespeare. Neste sábado (4) haverá a apresentação do “As teias abertas da América Latina”, uma parceria do grupo teatral potiguar com o Teatro del Embuste, natural da Colômbia. Mas, calma, você não vai precisar ir ao teatro. 

Assim, serão semanas de intervenção que a finalidade é entender a ligação dos países que compõem os membros do espetáculos.

Como vai funcionar

Como resultado, a cada dia de apresentação as intervenções visam questionar diferentes aspectos. Por isso, “As teias abertas da América Latina” foi dividida em quatro atos. Assim, as e os espectadores podem optar por acompanhar todos os atos, assistindo a todas as quatro apresentações, ou apenas um deles, sem que haja prejuízo. 

A obra pode ser acompanhada pelo público natalense e bogotano (quem nasceu em Bogotá, capital da Colõmbia). Além disso, pode ser visto em qualquer localidade de forma online, através de um grupo de WhatsApp. 

Peça no grupo de Whatsapp

Sim, o Whatsapp não precisa ser mais o antro de Fake News. Nesse grupo, que reúne os espectadores de cada sessão, é responsável por encaminhar as intervenções do dia, uma vez que vai possibilitar o acesso às mesmas através de lives realizadas em cada uma delas. Para acompanhar o espetáculo pelo WhatsApp é necessária a retirada gratuita de ingressos, disponíveis no site https://linktr.ee/asteiasabertas, ou pela plataforma Sympla.

Além de uma intervenção em Natal e outra em Bogotá, cada um dos dias de apresentação conta também com a participação de um terceiro núcleo formado por artistas e pesquisadores de outros importantes coletivos latino-americanos: Ana Correa (do Grupo Cultural Yuyachkani, Lima/Peru), Gerson Guerra (do Grupo Malayerba, Quito/Equador), Alice Guimarães (do Teatro de los Andes, Yotala/Bolívia) e Ana Julia Marko (USP, São Paulo/Brasil).  

Perdeu o espetáculo do Clowns de Shakespeare? Semana que vem tem mais

A obra segue em cartaz de forma gratuita aos sábados e domingos até o dia 12/12, em horários variados. Já a interação com o público começa pela manhã, via WhatsApp, e continua no decorrer de todo o dia. O projeto foi contemplado, portanto, pelo Programa Iberescena de Artes Cênicas 2020/2021.

Como será a obra

Tendo como ponto de partida reexaminar a História de ambos os países, os integrantes do Clowns e do Teatro del Embuste realizaram um mapeamento dos marcos históricos e dos monumentos existentes em Natal e Bogotá. A partir dessa pesquisa e do que ela revelou sobre como a História oficial se vê plasmada nos espaços urbanos de ambas as cidades, visto que os artistas passaram então a tecer cruzamentos entre Colômbia e Brasil. 

Esse processo, por conseguinte, gerou intervenções urbanas distintas nas duas cidades: enquanto a ação dos Clowns questiona a História presente nos nomes das ruas natalenses, acontecendo nas esquinas de importantes cruzamentos de Natal, a intervenção do Embuste ocupa a Carrera 7, no centro da capital colombiana, com diferentes coros protagonizados por sujeitos alheados da História oficial. 

 

SERVIÇO:

As teias abertas da América Latina

  • Ato I: Escalvitud perpetua ou Os escravagistas do séc. XXI não operam mais em navios negreiros  – dia 04/12 
  • II: Meus heróis morreram de overdose ou Los nuevos héroes – dia 05/12 
  • III: La Pachamama ou Esta terra tem dono – dia 11/12 
  • IV: Mátrias – dia 12/12 

Ingressos gratuitos, retirados pelo site Sympla: https://linktr.ee/asteiasabertas 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...