Alguns anúncios de remédio em Natal nos anos 40

Alguns anúncios de remédio em Natal nos anos 40

Compartilhe:

Os anúncios de remédio em Natal nos anos 40 eram primeiramente cheios de desenhos e prometiam milagres. Em fevereiro deste ano, falamos sobre Clodoaldo Marques Leal, cujo seu nome mais famoso era Cloro da Farmácia. O seu estabelecimento, o Farmácia Natal, era um dos lugares bastante frequentado, uma vez que era perto de importantes estabelecimentos da Natal de 40 e 50, como Café Majestic, Prefeitura do Natal, Royal Cinema e outros.

Foi somente em 1940 que o Seu Cloro ou Cloro da Farmácia, como era chamado pelos natalenses, tornou-se proprietário da Farmácia Natal. No entanto, alguns jornais da cidade nesta época já divulgavam alguns remédios considerados milagrosos. Alguns são populares até hoje, como Gelol, usado para pancadas.  Além disso, tem outros fármacos que até mesmo pessoas mais jovens já usaram.

Sem contar que eram medicamentos vindos de eventuais fábricas, diferentemente de Cloro que manipulava os químicos que tinha na sua estante. Portanto, uma Farmácia de Manipulação.

Seu Cloro manipulando um de seus remédios para matéria de Vicente Serejo ao O Poti (Foto: Clóvis Santos)

Por isso, o Brechando selecionou, 10 anúncios de remédios dos jornais dos anos 40 de Natal. Pegamos as publicações do “A Ordem”, sob a organização da Igreja Católica, e o Diário de Natal, que pertencia ao grupo de Assis Chateaubriand.

Sobre o Cloro, no entanto, para ler a matéria completa sobre este importante farmacêutico é só clicar por aqui.

Confira, portanto, a seguir. Para ampliar, todavia, é só clicar em uma das imagens abaixo.

Você pode ler também:  Dosol lança documentário sobre a edição de 2018 do seu festival
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí