Os primeiros computadores que chegaram em Natal

Os primeiros computadores que chegaram em Natal

Compartilhe:

Após a segunda metade do século XX, os computadores foram instrumentos ideais para pesquisas e comunicação de grandes órgãos. No entanto, o apenas em 1976, com o Apple-I, que começou a venda de computadores. Neste período, todavia, quem comprava esses aparelhos eventualmente eram os entusiastas da tecnologia.

Mas, será que o computador chegou nas lojas natalenses neste mesmo período? Por isso, o Brechando resolveu vasculhar a Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

De acordo com os registros do Diário de Natal, a expectativa da chegada do computador veio na década de 70. Uma reportagem do jornalista Alexis Gurgel, no qual mostrava que todo o pagamento dos servidores estaduais.

Os primeiros dispositivos que chegaram nas terras potiguares foi um IBM, máquina que fazia a transição entre a máquina de escrever com o computador. Inicialmente era destinado aos órgãos públicos. No entanto, o computador pessoal ou personal computer começou a entrar na venda  para população em geral apenas nos anos 80. 

O Brasil vivia sob a Reserva de Mercado de Informática desde 1984, que promoveu que empresas brasileiras copiassem projetos estrangeiros. Ficaram conhecidas no pais as linhas de computadores Sinclair, MSX, Apple e TRS, fabricados pelas empresas Microdigital, Prológica, Gradiente, Sharp, entre outras. Com o fim da reserva de marcado, saltamos diretamente para os computadores pessoais 486, Macintosh e Amiga, no início dos anos de 1990.

Como chegaram os computadores em Natal

Inicialmente, os natalenses comprovam o produto fora do país e depois revendiam, no qual a divulgação era por meio dos classificados. Posteriormente, as lojas começaram a vender nas suas vitrines.

Em 1985, todavia, surgiram os primeiros anúncios de curso de informático. Inicialmente, funcionara na Apec, onde hoje é a UnP.

Você pode ler também:  Coisas dos anos 90 em Natal que sobrevivem até hoje

Quem quisesse curso de informática, na época, tinha mais chance de trabalhar em órgãos públicos ou atuar como bancário nas agências. A venda de PC nas vitrines natalenses só surgiu mesmo com força no final dos anos 80, com a chegada das primeiras lojas, como a Miranda Computação, que divulgara os produtos via classificados de jornal.

Sabia a história dos primeiros computadores em Natal? Deixe aqui o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí