Cidade Praia tem o Teatro Rino Dantas

Cidade Praia tem o Teatro Rino Dantas

Compartilhe:

No bairro de Lagoa Azul, mais precisamente no conjunto Cidade Praia, existe um espaço para o teatro de cultura popular. É lá que fica o Teatro Rino Dantas em homenagem ao ator potiguar que sempre teve o objetivo levar o teatro para aqueles que mais precisam. Descobri esse teatro graças ao historiador Luciano Capistrano, uma vez que escreveu um pouco sobre o seu surgimento. Entretanto, eu vou falar com minhas palavras a sua história.

O teatro surgiu graças ao ator Rino Dantas, que em 1993, quando morava no Cidade Praia, resolveu criar um espaço para os jovens. A finalidade é tirar os adolescentes da marginalidade e também o acesso às gangues.  Rino, todavia, não era um mero principante, uma vez que é professor da Fundac, uma instituição potiguar para abrigar os menores infratores. Sem contar que já atuou na TV Universitária (TVU) , através do projeto Saci, e escolas particulares. Então, Rino sabia que precisava instalar o seu próprio teatro para aqueles que raramente passeavam nas regiões centrais.

Rino Dantas em apresentação no teatro que recebe seu nome (Foto: Luciano Capistrano)

Após muito trabalho, ele adquiriu o terreno e construiu o espaço, nada fácil, além do material de construção, a mão de obra, ainda tinha as enchentes, constantes nessa região.

Para se manter, no entanto, o espaço foi utilizado para os mais diversos eventos (aniversários, palestras, peças de teatro…) e também ajuda na realização de cursos, apesar de não haver alguma ajuda do poder público.  De acordo com Capistrano, o espaço, todavia, teve que se adaptar e hoje é um condomínio que abriga pequenos apartamentos.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí