Artistas Potiguares

Jovens macaibenses fazem peça sobre Auta de Souza

Compartilhe:

Auta de Souza é uma importante escritora potiguar e jovens resolveram retratar a artista através de uma produção audiovisual. Como resultado, o Coletivo Mangue lançou o curta “Auta de Souza, a Menina Lírio”, no qual em 30 minutos conta três grandes momentos importantes. O roteiro ficou por conta do diretor kael lima, juntamente com o poeta, escritor e dramaturgo Eduardo Colódino e ainda mais conta com a participação do historiador Genilson de Azevedo.

Atores de Macaíba

Assim como Auta, os atores que participam deste filme vem da cidade de Macaíba. Auta é interepretada pela atriz Nanda Marques. Além disso, o espetaculo tambem conta com elenco de Robson Melo, Livia Kookie, Isaac Holdffer, Victor Perazine, Lilia Lima e Larissa Bianca.

Já a produção musical do espetácuo foi prduzida por Robson Melo e Marcius Zara, iluminação de Lurian Luz e assistência de palco Thiago Emanoel. Já o cenário ficou de responsabilidade de Sun Sara.

Outros membros da equipe técnica

Já a gravação e edição ficou com Taline Freitas e a gravação de voz em cena Rodrigo Teixeira. Quem gravou as músicas em estúdio foi Josivan Nascimento.

Este projeto conta com o patrocinio da Lei Aldir Blanc, através do Governo do Estado, Fundação José Augusto e Governo Federal. Além disso teve apoio da Prefeitura de Macaíba e Fundação Dona Militana.

Brechamos o curta

Na verdade, o filme é uma gravação de uma peça teatral inspirada em Auta de Souza, no qual mostra as partes importantes da vida de Auta. A peça é dividida em três atos: a Auta estudante, escritora visitando os clubes literários e o final da vida com a tuberculose avançada. Para quem quer saber um pouco de Auta, a peça cumpre a sua função e os atores tem em potencial para crescer, visto que eles tem boa voz para cantar e podem alcançar voos mais altos.

Pesquisando na internet, a peça faz parte da Cia Nascidos da Cultural, cuja a finalidade é levar cultura demonstrar sentimentos e alegrias aos espectadores de uma forma lúdica através do teatro. E eles atingiram a sua função ao fazer uma peça simples sobre Auta.

Clique aqui para assistir o filme aqui

Esta não é a primeira vez que intepretam Auta no audiovisual, uma vez que Thaís Araújo já a interpretou neste vídeo.

Sobre Auta de Souza

Cartaz da peça

A Auta de Souza teve os seus poemas ficaram mais conhecidos após a sua morte prematura, aos 24 anos. Sua vida foi bastante trágica, mas conta a história de uma pessoa que deixou um legado, apesar de todos os problemas. Nasceu em Macaíba no dia 12 de setembro de 1876, na cidade de Macaíba. Na infância ficou órfã, os pais foram vítimas da tuberculose mesma doença que lhe matou. Seus irmãos também são conhecidos na história potiguar, os políticos Elói de Sousa e Henrique Castriciano.

Durante a infância, foi criada por sua avó materna, Silvina Maria da Conceição de Paula Rodrigues, em uma chácara no Recife, onde foi alfabetizada por professores particulares. Depois, ela foi estudar em um colégio de freiras e aprendeu francês e inglês, além de ter o acesso à literatura. Foi lá que leu as obras de Victor Hugo.

Começou a escrever aos 16 anos, apesar da doença. Frequentava o Club do Biscoito, associação de amigos que promovia reuniões dançantes onde os convidados recitavam poemas de vários autores, como Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Castro Alves, Junqueira Freire e os potiguares Lourival Açucena, Areias Bajão e Segundo Wanderley.

Aos 18 anos trabalhou na revista Oásis, e em seguida escreveu para jornais de grande circulação do Nordeste. Entre 1899 e 1900, assinou seus poemas com os pseudônimos de Ida Salúcio e Hilário das Neves, já que mulher escrevendo era ainda considerado um tabu. No final do século 19, o “Dhálias”, que foi concluído. Porém, este foi renomeado para o “Horto” e lançado após a sua morte.

Para saber mais sobre a biografia de Auta de Souza, leia, portanto, aqui.

Lara Paiva

Oi, eu sou o Goku. Mentira, meu nome é Lara. Sou jornalista formada pela UFRN, natural de Natal. Sempre fui de humanas. Tem um blog para expor as suas curiosidades e anseios desta vida e mostrar os diferentes lados da vida urbana.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *