Maria Fxntes continua a sua cura pela solidão com muito banho de sal

Maria Fxntes continua a sua cura pela solidão com muito banho de sal

Compartilhe:

A cantora Maria Fxntes está continuando com a sua triologia “Solidão e Sal”, no qual retrata sobre como sarar as feridas provocadas pela solidão, principalmente na pandemia. No início do mês, lançou o videoclipe da música ”A Temperatura da Tua Pele” , no Youtube.

Agora, nesta sexta-feira (22), a cantora e compositora Maria Fxntes lança o vídeo-arte “Banho de Sal”, também no Youtube. A obra foi realizada em parceria com a artista visual Guesc, projeto patrocinado pelo Sebrae RN cujo o intuito é encerrar o ciclo artístico que envolve o EP Salmoura, lançado em 2020 pela artista potiguar.

A sua finalidade com esta triologia é, portanto, encerrar em grande estilo o ciclo artístico que envolve o seu EP Salmoura, lançado em 2020 pela artista potiguar. Clique aqui para acessar o canal do Youtube da artista.

Agora, o próximo passo é lançar um fanzine com tiragem de 100 cópias de um zine. A obra tem data de lançamento para 5 de novembro, apresentando imagens inéditas dos ensaios fotográficos realizados para a construção da identidade visual do ep e de todo o processo criativo que percorre a obra. Os três trabalhos são fruto da parceria entre Maria Fxntes e Guesc.

Também vimos o seu vídeo

Assim como no primeiro vídeo, a Rizomarte nos enviou, com exclusividade, a segunda parte da trilogia, no qual realmente você precisa ver a primeira parte para entender a segunda.

Enquanto Maria declara um poema sobre água e solidão de sua autoria mais Ana de Freitas, a mesma prepara um banho de sal e ervas em meio de um ritual, a luz de velas. Antes do banho, as luzes vermelhas e quentes fazem parte da poesia, visto que enfatiza o que ela está pensando em cada verso citado pela artista. Pode parecer algo abstrato de início, mas o vídeo é bastante lúdico ao explicar o que ela quis dizer. Ou seja, não precisa ser aluno do Deart ou Setor 2 como pré-requisito para compreender a sua mensagem.

Você pode ler também:  Confira os filmes confirmados na Mostra Macambira

O clipe realmente é um banho de água e sal para quem quer curar as suas angústias, compreender o mundo ou ouvir algo que queira ter de conforto.

Um pouco mais sobre a Trilogia da Solidão e Sal

A temática da solidão já estava presente no processo musical que originou o EP Salmoura, especialmente na música ”A temperatura da tua pele”. Lá, possui uma atmosfera sonora densa, bem próxima ao trip hop dos anos noventa. Com a pandemia, portanto, o sentimento ganhou novas nuances poéticas para a artista. Acabou se transformando em mote para a composição visual do videoclipe, onde a solidão surge tensionada sob a ótica do desejo. Através dos contornos e contorções de um corpo que pulsa pelo outro em meio ao claustro de quatro paredes.

Sobre Maria Fxntes e sua trilogia

.

A Maria Fxntes atua na cena musical norte-riograndense há mais de 10 anos e já integrou projetos autorais de diferentes estilos e gêneros musicais. No início de 2020, ela, ao lado do produtor musical Dante Augusto e com o auxílio do selo Rizomarte Records, lançou as cinco músicas. Surgindo o disco Salmoura. A intenção em 2020 era ser um ano cheio de shows, tanto que foi uma das atrações musicais do Burburinho Festival de Artes.

Em 2020, Fxntes o seu primeiro EP, intitulado de “Salmoura”, que contou com a produção de Dante Augusto e produção visual de Rayanna Guesc. O álbum é composto por cinco músicas e apresentam a intensidade poética das canções e guitarras de Fxntes acompanhadas pelos arranjos eletrônicos de Dante. Tudo isso através de um processo criativo que vem se dando desde 2018 no Estúdio Seno. Ou seja, uma produção totalmente independente.

Você pode ler também:  Maria Fxntes lança o primeiro álbum

Com o novo clipe, a intenção de Maria é encerrar o ciclo do álbum a partir de três formas: clipe, performance no formato de vídeo e, por fim, um zine.

“O sal cura feridas, alivia dores e limpa energias. E também dá gosto. “Salmoura” é isso. Uma solução pra sarar coisas, mas que também marinou ao longo de 2 anos e ganhou sabores que se complementam e se apuram. É uma sopa de influências e cada música tem uma nuance de estilo, algumas mais viajosas, outras mais pesadas.”, disse Maria no lançamento do disco.

Além disso, o álbum esteve fortemente atrelado com a composição visual, feita em conjunto com a artista Rayanna Guesc. Logo, a música e imagem se mesclam para uma travessia sensorial conduzida pelas experiências cantadas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí