UFRN em obras

Uma foto rara da UFRN em obras

Curiosidades
Compartilhe:

O campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi construído apenas 10 anos após a sua fundação, nos anos 60. O campus surgiu em 1968, com a reforma universitária, a UFRN passou por um processo de reorganização que marcou o fim das faculdades espalhadas em Natal e a consolidação da atual estrutura, ou seja, o agrupamento de diversos departamentos que, dependendo da natureza dos cursos e disciplinas, organizaram-se em Centros Acadêmicos. Entretanto, nos anos 70, as obras continuavam em pleno vapor.

Na imagem acima mostra as obras de alguns lugares que marcam a vida do estudante, como a caixa d’água próxima da Biblioteca Central, a Reitoria, o Setor IV e vamos colocar a imagem ampliada abaixo.

UFRN em obras

A imagem acima era a capa do informativo da universidade, uma espécie de boletim informativo que os alunos recebem da Agecom via e-mail ou no site da instituição de ensino. A diferença que era impresso.

Primeira sede da reitoria, antes da UFRN em obras, não existe mais

A primeira sede, no entanto, ficava no lindo casarão acima. Inicialmente, a UFRN surgiu no final dos anos 50 quando surgiu a Universidade do Rio Grande do Norte. Surgiu a partir da união das escolas de nível superior já existentes. A sede administrativa ficava neste lindo casarão modernista.

A construção tem data nos anos 40, durante a vinda dos americanos à Natal, tanto que funcionara a sede do consulado dos EUA por muitos anos. Além disso, apresenta um neocolonial simplificado. Edifícios apresentando essa tendência, que se julga ter sido disseminada pelo cinema, podem ser encontrados em várias cidades brasileiras, como o Recife, por exemplo.

Os americanos haviam comprado a casa a partir do industrial João Severiano da Câmara, proprietário da firma exportadora de algodão João Câmara e Irmãos Com. Ltda

A partir de 1968, com a reforma universitária, a UFRN passou por um processo de reorganização que marcou o fim das faculdades. Ou seja, o agrupamento de diversos departamentos que, dependendo da natureza dos cursos e disciplinas, organizaram-se em Centros Acadêmicos.

Nos anos 70, teve início a construção do Campus Central, numa área de 123 hectares. O campus abriga, portanto, atualmente um arrojado complexo arquitetônico, circundado por um anel viário que o integra à malha urbana da cidade de Natal.

E o prédio da Reitoria da UFRN hoje?

Após a saída da UFRN, em 1976, a Marinha do Brasil, transferiu a sede nordestina do órgão, o 3º Distrito Naval, à residência, virando um ponto de referência na região. De acordo com os militares, o crescimento da organização deu a necessidade de procurar um espaço maior.

Como resultado, em 2012, eles construíram uma nova sede nas margens do Rio Potengi, próximo do Iate Clube, no bairro de Santos Reis.  A construtora Ecocil ergueu o prédio e uma casa da Marinha em Fortaleza a partir de uma permuta, no qual a Marinha forneceu a antiga sede (incluindo o anexo), uma casa e prédio na Avenida Alexandrino de Alencar.

Como resultado, a Ecocil demoliu a antiga casa e transformou em um moderno prédio comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.