Quais foram os cinemas do Alecrim?

Quais foram os cinemas do Alecrim?

Compartilhe:

Apesar de ainda ser um bairro importante para Natal, Alecrim foi um espaço na história de Natal por ter recebido os primeiros cinemas da capital. No entanto, não há mais cinemas na região, apesar de, por muito tempo, concentrava o maior número de salas de cinema da cidade entre as décadas de 1920 e 1950. Conta-se que já chegou até sete salas de cinema. Ou seja, você tinha opção para assistir bastante filme.

Brechando, a seguir, apresentará quais foram os cinemas do bairro.

Cine São Sebastião

O Cine São Sebastião ficava na antiga avenida 10 e a data inauguração consta no ano de 1946, no qual exibia séries cujos episódios entravam em exibição semanalmente. Por isso, muitas crianças e adolescentes frequentavam o espaço para que na segunda pudesse comentar com o pessoal da escola. A sua capacidade era para 400 pessoas.

Cine São Luiz

O Cinema São Luis foi inaugurado em 26 de outubro de 1946 e vendido na década de 1960 ao Banco do Brasil. Alguns moradores comentam que era o local com a maior tela dos cinemas do bairro e tinha espaço para 400 pessoas.

Cine São Pedro

O Cine São Pedro foi considerado por muitos a “casa de espetáculos” maior e mais confortável e inaugurou no dia 25 de dezembro de 1930. Era enrome, no qual havia espaço para 700 lugares e era de propriedade de Lauro Medeiros, dono da Empresa Medeiros & Cia, responsável pela plantação de algodão. O cantor Roberto Carlos fez seu primeiro show em Natal nesse cinema, no ano de 1964.

No Cine São Pedro a exibição de filmes mudos ocorreu por aproximadamente quatro meses apenas, depois começaram a exibir os“falados”. Jaime Wanderley, poeta e escritor, em artigo publicado no jornal A Repúblicano ano de 1931, explicou que os filmes falados em português agradavam bastante toda a sociedade.

Você pode ler também:  O que significa o Nira Drinks?

Outros cinemas do Alecrim

Como falei anteriormente, o Alecrim chegou a ter sete salas de cinema, sendo que a primeira sala foi o Alecrim Cinema em 1918.. Em 1923, veio o Cine José Augusto em 1923 e somente o Cine São Pedro surgiu sete anos depois. Além disso, os outros cinemas do bairro foi o Cine Olde (atrás da Igreja São Pedro) e, por fim, o Cine Alecrim.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí