Primeira sede da reitoria da UFRN não existe mais

Primeira sede da reitoria da UFRN não existe mais

Compartilhe:

Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) compete dirigir, administrar, planejar, coordenar e fiscalizar as atividades da universidade. Funciona no campus central, em Natal, e é constituída pelo Gabinete da Reitora, pró-reitorias, superintendências, unidades descentralizadas, secretarias e assessorias. Mas, você sabia que a sede nem sempre foi no campus. 

A primeira sede, no entanto, ficava no lindo casarão acima. Inicialmente, a UFRN surgiu no final dos anos 50 quando surgiu a Universidade do Rio Grande do Norte. Surgiu a partir da união das escolas de nível superior já existentes. A sede administrativa ficava neste lindo casarão modernista. 

A construção tem data nos anos 40, durante a vinda dos americanos à Natal, tanto que funcionara a sede do consulado dos EUA por muitos anos. Além disso, apresenta um neocolonial simplificado. Edifícios apresentando essa tendência, que se julga ter sido disseminada pelo cinema, podem ser encontrados em várias cidades brasileiras, como o Recife, por exemplo. 

Os americanos haviam comprado a casa a partir do industrial João Severiano da Câmara, proprietário da firma exportadora de algodão João Câmara e Irmãos Com. Ltda

A partir de 1968, com a reforma universitária, a UFRN passou por um processo de reorganização que marcou o fim das faculdades e a consolidação da atual estrutura, ou seja, o agrupamento de diversos departamentos que, dependendo da natureza dos cursos e disciplinas, organizaram-se em Centros Acadêmicos.

Nos anos 70, teve início a construção do Campus Central, numa área de 123 hectares. O campus abriga atualmente um arrojado complexo arquitetônico, circundado por um anel viário que o integra à malha urbana da cidade de Natal.

E o prédio da Reitoria da UFRN hoje?

Após a saída da UFRN, em 1976, a Marinha do Brasil, transferiu a sede nordestina do órgão, o 3º Distrito Naval, à residência, virando um ponto de referência na região. De acordo com os militares, o crescimento da organização deu a necessidade de procurar um espaço maior. 

Você pode ler também:  O que você acha do RU da UFRN? Pode responder uma pesquisa

Como resultado, em 2012, eles construíram uma nova sede nas margens do Rio Potengi, próximo do Iate Clube, no bairro de Santos Reis.  A construtora Ecocil ergueu o prédio e uma casa da Marinha em Fortaleza a partir de uma permuta, no qual a Marinha forneceu a antiga sede (incluindo o anexo), uma casa e prédio na Avenida Alexandrino de Alencar. 

Como resultado, a Ecocil demoliu a antiga casa e transformou em um moderno prédio comercial. 

Confira a linha do tempo da casa

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí