Já viu a imagem da Fortaleza dos Reis Magos em 1698

Já viu a imagem da Fortaleza dos Reis Magos em 1698

Compartilhe:

A Fortaleza dos Reis Magos ou Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada no bairro de Santos Reis e fica próximo da foz do Rio Potengi. O local recebe este nome porque sua construção se deu no dia 06 de janeiro de 1598, dia de Reis no calendário católico, e surgiu um ano antes da fundação da cidade do Natal.

O local registra diversos acontecimentos históricos, como a invasão Holandesa na capitania Rio Grande. Além disso, Natal por um tempo passou a ser chamada de Nova Amsterdã.

Você já viu alguma imagem antiga do monumento? Entretanto, o Brechando achou a gravura que mostra como era a Fortaleza dos Reis Magos no ano de 1698. Ou seja, 100 anos após a sua construção.

A gravura teve o desenho do italiano Andrea Antonio Orazi e lembra bastante as fotografias que as pessoas fazem no entorno do forte.

Tombado pelo patrimônio público

O Governo tombou a Fortaleza dos Reis Magos em 1949 e esteve sob administração da FJA até 2013. Uma grande intervenção para a conservação foi realizada em 2005 com recursos do IPHAN.  Em 2013 a gestão foi transferida para a União.

Durante a gestão do IPHAN, o Superintendente Regional Armando Holanda, articulou a devolução do equipamento ao Governo do RN, devido a reduzida estrutura do órgão federal para a administração da Fortaleza. Na oportunidade, o projeto de restauração estava pronto e aprovado pelo IPHAN, cujas sucessivas mudanças na direção do órgão retardaram a transferência que agora se concretiza.

No entanto, a União entregou a administração novamente ao Governo do Estado, que realiza a reforma do local.

Como ver a imagem melhor?

Confira a imagem, portanto, a seguir e você pode clicar e ampliar para conhecer um pouco melhor esta gravura:

Você pode ler também:  Dia que o Forte dos Reis Magos virou um festival de arte

Fortaleza dos Reis Magos

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Já viu a imagem da Fortaleza dos Reis Magos em 1698”

  1. Antonio Carvalho Almeida

    Agradeço a partilha da gravura da fortaleza dos Reis Magos em 1698, dois anos mais tarde o meu 5.º avô, António de Carvalho e Almeida, foi nomeado Capitão-mor de Natal.
    Como militar deixou um curriculum muito interessante que posso disponibilizar caso estejam interessados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí