Sabia que o “primeiro filme do mundo” foi exibido em Natal

Sabia que o “primeiro filme do mundo” foi exibido em Natal

Compartilhe:

Para quem não sabe, o primeiro filme da história se chama “A Chegada do Trem na Estação“, de produção francesa em 1895. A obra foi dos Irmãos Lumière, Louis e Auguste, os pais do cinema. Foi um dos primeiros filmes a serem apresentados publicamente, na cave do Boulevard des Capucines em Paris, em 28 de dezembro do mesmo ano.

No dia 6 de janeiro de 1896, exibiram a obra no Salão Indiano (uma saleta nos fundos de um café), naquela que entrou para a história como a primeira exibição pública comercial de um filme. O bilhete, no entanto, custou 1 franco.

Este filme mudo de 50 segundos mostra a entrada de um comboio puxado por uma locomotiva a vapor em uma estação de trem na cidade costeira francesa de La Ciotat. Como a maioria dos primeiros filmes de Lumière, ilustra um aspecto da vida cotidiana.

Não há nenhum movimento de câmera aparente intencional, e é um filme composto por um disparo contínuo em tempo real.

Mas, você sabia que o primeiro filme do mundo também foi exibido em Natal? Vamos contar essa história no post.

Onde ocorreu essa exibição

Achei essa curiosidade no livro “Dos Bondes ao Hippie Drive-In”. De acordo com o pesquisador e escritor Anchieta Fernandes, na noite do sábado, 16 de abril de 1898, Nicolau Maria Parente exibiu, pela primeira vez em Natal, filmes através de um cinematógrafo lumeriano trazido de Fortaleza. O local da exibição foi a Rua Chile, na Ribeira, com as cenas projetadas numa parede interna de um depósito de açúcar.

As pessoas não entenderam muito bem como funcionara “primeiro filme do mundo” em Natal

Comenta-se que as primeiras 20 pessoas que chegaram para conhecer a novidade, colocaram as cadeiras de frente para o cinematógrafo e de costas para a parede branca onde iria ser feita a projeção e lá ficaram estáticas e silenciosas esperando o começo do espetáculo. Entretanto, Nicolau Parente teve dificuldades iniciais para convencê-los a inverter o posicionamento.

Você pode ler também:  Informações sobre o Canal do Baldo

Mas, o impacto maior ocorreu com quando rolou a reprodução, algumas pessoas se levantaram e fugiram com medo de se machucarem pela locomotiva que chegava.

Tem no Youtube

O filme tem menos de 1 minuto e vou colocar aqui embaixo para vocês assistirem. Dê, portanto, o play a seguir:

[fvplayer id=”3″]

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí