Já viu este prédio da OAB em Natal?

Já viu este prédio da OAB em Natal?

Compartilhe:

Atualmente no bairro de Candelária, próximo do Ministério Público. Por muitos anos a sede potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ficava na antiga avenida Junqueira Aires. Entretanto, hoje a via recebe o nome de avenida Câmara Cascudo, uma vez que a casa do folclorista também fica na região. A antiga sede está envolta de vários prédios históricos, como o Solar Bela Vista, a Praça das Mães, a casa de José Mauro de Vasconcelos e entre outros.

Por isso, vamos contar a história do prédio e como ele está hoje em dia.

Quando ele passou para OAB

A primeira sede do antigo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Norte funcionou, provisoriamente, em uma das salas Instituto Histórico e Geográfico do RN, próximo do Palácio Potengi, antiga Governadoria. no Teatro Municipal e na Associação Comercial. Até 1978 esteve na Rua da Conceição, onde atualmente é a sede do Poder Legislativo. Depois, passou para antiga Av. Junqueira Ayres.

Antes, o prédio com estilo arquitetônico de art nouveau foi por muito tempo sede da Assembleia Legislativa.

 

O prédio tem projeto de autoria do Arquiteto Herculano Ramos, contratado pelo Governador Augusto Tavares de Lyra, no qual construiu para ser a sede das reuniões dos deputados estaduais. Depois, o Tribunal de Justiça utilizou o prédio como sede, antes de se mudara a Praça Sete de Setembro.

Mudança aconteceu a partir de uma permuta

Nesse período administrativo, em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 16 de abril de 1974, o Presidente Eider Furtado esclareceu que a convocação dizia respeito ao pedido de autorização da Corporação dos Advogados para realizar a permuta da atual sede na Rua da Conceição, que seria demolida para ali ser erguida a sede do Poder Legislativo, pelo prédio onde funcionava o Tribunal de Justiça do Estado, na então Av. Junqueira Ayres.

Você pode ler também:  Ato “Por Todas Elas”: o dia que a Ribeira questionou o machismo

Tombamento

O local é tombado pela Fundação José Augusto (FJA) desde 1992. Como resultado, não pode sofrer alterações na sua estrutura original.

Entretanto, no ano de 2016, a sede da OAB passou para o bairro de Candelária, zona Sul de Natal. O objetivo inicial era a criação do Museu da OAB/RN e do Memorial dos Advogados. Até agora nada rolou.

Atualmente, como o prédio da OAB em Natal anda

Em 2019, a OAB, em entrevista para Tribuna do Norte, comentou que tinham planos com o antigo prédio, uma vez que reconheciam o valor histórico. Esta decisão, no entanto, cabia na Comissão de Cultura e Artes, no qual tem como membros advogados com interesse na área cultural.

Além disso, o prédio está com problemas nas instalações elétricas e hidráulicas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí