Cadê a estátua de Dom Pedro II no Alecrim? Sumiu!

Cadê a estátua de Dom Pedro II no Alecrim? Sumiu!

Compartilhe:

O imperador sumiu nas ruas do Alecrim. Furtaram o busto em bronze do imperador Dom Pedro II na madrugada de terça-feira, (6). A obra estava na praça Dom Pedro II, que fica em frente à igreja de São Pedro, no Alecrim. A peça tem 95 anos e pesa cerca de 100 quilos e a obra era de autoria de Francisco de Andrade.

Dois homens tentaram retirar a estátua do pedestal na praça. Por ser muito pesada, a dupla, por conseguinte, falhou miseravelmente, pois eles não conseguiram carregar e deixaram ao relento.

Ao perceberem uma viatura da Polícia Militar, abandonaram o imperador e, segundo os policiais militares, fugiram correndo na direção do Paço da Pátria.

Mas, afinal, cadê o Dom Pedro?

A polícia achou o busto e está apreendido na delegacia de plantão da zona Sul de Natal, já a investigação ocorre no 3º Distrito Policial do Alecrim. A finalidade é que possa colocar novamente pela prefeitura do Natal.

Achooou! (Foto: Val Soares)

Não foi a primeira vez

Em 23 de junho de 2011, o mesmo busto foi objeto de desejo de ladrões, mas da mesma forma, não conseguiram carregá-lo. Sem a identificação dos suspeitos, não se sabe ao certo o que iriam fazer com a peça, uma das suspeitas era em derreter o bronze para comercializar ou vender para algum colecionador de arte.

Revitalizaram a dois anos

A praça Pedro II teve a sua revitalização inaugurada pela Prefeitura de Natal no dia 25 de junho de 2019. Entretanto, parece que não houve investimentos em segurança do local. Não há câmeras de segurança e nem base da Guarda Municipal.

Dom Pedro II foi o segundo e último Imperador do Brasil. Ele herdou o trono em 1840 e imperou o país até 1889, quando foi instalada a República. O herdeiro do trono recebeu vários nomes a fim de homenagear seus avós, santos e anjos.

Seu nome completo, portanto, era: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon.

Nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II era filho de Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, e da Imperatriz D. Maria Leopoldina. Além disso, ele era o sétimo filho do casal, porém tornou-se herdeiro visto que seus irmãos mais velhos, Miguel e João Carlos, morreram.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...